David Valero , medalhista de bronze em Mountain Bike nos últimos Jogos Olímpicos, é um dos grandes trunfos do ciclismo espanhol a conquistar uma medalha no Mundial 2023. O atleta de 34 anos enfrentará rivais que não costumam disputar sua especialidade, como Mathieu van der Poel, que não considera favorito.
O atual vice-campeão mundial e número 1 do ranking UCI em 2022, foi entrevistado pelo jornal espanhol AS e falou sobre como encara a prova de XCO em Glasgow e quais as perspectivas para a competição.
“Acho que estou muito bem, num ponto ótimo. Não tenho tido bons resultados, mas estou um pouco mais tranquilo porque sei que o próximo ano vai ser um ano bastante complicado. Teremos de lutar para temos outro pico de forma para decidir quem vai para Paris.”
Principais Favoritos
” Van der Poel sempre dá o show onde quer que vá, mas este ano, por exemplo, ele não larga na frente com os caras da frente. Ele não tem grid, não tem pontos UCI e acho que ele vai largar do último. Para mim, entre os rivais a serem batidos estão Nino Schurter e Tom Pidcock, que também não tem um bom grid, mas bom, ele vai largar na quarta linha mais ou menos. os pilotos do Campeonato Mundial: Luca Schwarzbauer, Jordan Sarrou, Mathias Flückiger, Joshua Dubau…”.
Preparação para Prova
“Bom, ainda não sei toda a programação, mas chegamos na noite de terça (ontem). A princípio, vou treinar no circuito. Quero conhecer bem, ver todos as linhas, todas as linhas e estudá-lo bem ao máximo. E na sexta-feira definitivamente voltarei ao circuito para terminar a última verificação e fazer um treino um pouco mais específico, algo que gosto de fazer um dia antes de um evento importante”.