Ciclista famoso foi multado e afastado do Tour de France após polêmica com Vingegaard

Numa reviravolta do passado, Thomas Voeckler, outrora vestindo a cobiçada camisa amarela do Tour, agora colhe homenagens do implacável júri do prestigiado Tour de France. O ex-ciclista francês, que atualmente desbrava os bastidores como comentarista da France Télévisions, encontrava-se a postos numa motocicleta, acompanhando a etapa rainha.

Numa ascensão pelo Col de la Loze, o destino pregar-lhe-ia uma peça quando sua motocicleta, inadvertidamente, cruzou o caminho do portador da camisa amarela, Jonas Vingegaard, e outros destemidos ciclistas. O legado de Voeckler não estava mais na bicicleta, mas sua presença na motocicleta viria a ser lembrada de maneira menos gloriosa.

Como desdobramento desse inusitado entrelaçar de destinos, Voeckler foi alvo da ira do júri, sofrendo uma suspensão de uma etapa e uma multa de 500 francos suíços. Essa decisão do implacável júri não ocorreu em um vácuo; ela seguiu um incidente prévio, onde duas outras motos foram penalizadas por interferir no sprint do ciclista Tadej Pogačar nas encostas do Col de Joux. Tais motocicletas foram proibidas de traçar sua trajetória no dia seguinte.

girodociclismo.com.br ex camisa amarela multado e afastado do tour de france por impedir passagem de jonas vingegaard image
Thomas Voeckler Tour de France 2012

No caso peculiar de Voeckler, sua parada estratégica logo abaixo do cume do Col de la Loze, numa inclinação íngreme, resultou em congestionamento devido à multidão fervorosa na montanha. O impedimento causou uma cascata de efeitos, afetando não apenas Vingegaard, mas também outros ciclistas notáveis como Wilco Kelderman e até mesmo Thibaut Pinot. Uma situação que, sem piedade, levou à suspensão de Voeckler e às severas sanções ditadas pelo tribunal itinerante do Tour de France.

Não perca o vídeo que registra toda a situação:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.