Ciclista justifica mudança para a Red Bull Bora “os diretores eram mais velhos, aqui posso ser mais eu mesmo”

Laurence Pithie, jovem neozelandês, surpreendeu muitos entusiastas do ciclismo com suas performances promissoras na primavera de 2024. No entanto, o próprio atleta analisa suas atuações de forma crítica.

Com a Groupama-FDJ, Pithie teve momentos de destaque, como sua presença na fuga vencedora da Kuurne-Bruxelas-Kuurne ao lado de Wout van Aert, e na Gent-Wevelgem, onde conseguiu acompanhar Mads Pedersen e Mathieu van der Poel.

“Fiquei desapontado porque não ganhei”

“Foi assim em muitas das clássicas, eu sempre estava lá nos movimentos decisivos, e então na folha de resultados eu estava em 30º. Na época, foi muita decepção”, comentou ele ao Cyclingnews, enquanto iniciava sua comparação da sua antiga equipe, Groupama-FDJ, com sua nova casa na Red Bull BORA-hansgrohe.

Além disso, ele chegou a vestir a camisa de líder na Paris-Nice. Apesar disso, o jovem não se deu por satisfeito: “A equipe ficou entusiasmada em todas essas corridas, enquanto eu fiquei desapontado porque não ganhei.”

girodociclismo.com.br ciclista justifica mudanca para a red bull bora os diretores eram mais velhos posso ser mais eu mesmo aqui image 2

“Mostrei que tenho força, mas faltou força nos últimos 30 km”

Apesar da autocrítica, Pithie enxerga esses momentos como lições valiosas e mantém boas lembranças. Ele expressou esperança de retornar em 2025 e finalmente conquistar um pódio. O ciclista está ciente de que ainda precisa evoluir, para alcançar os resultados desejados.

“Provavelmente há uma quantidade enorme de coisas (para trabalhar). Acho que mostrei que tenho força bruta para estar lá quando as coisas ficam difíceis, mas faltou força nos últimos 30 km, então estou tentando fazer esses esforços repetidos no meio da corrida”, disse Pithie”.

“Espero que, com este ano na bagagem e um Grand Tour, no ano que vem, eu possa dar um passo à frente e competir nessas finais”, complementou o jovem de apenas 22 anos.

girodociclismo.com.br laurence pithie a nova estrela do ciclismo e sua transicao para 2025 image 3
Pithie com Mathieu van der Poel e Mads Pedersen na Gent-Wevelgem

“Como eu corria, às vezes, estava em desacordo com a equipe”

No novo cenário com o ingresso da Red Bull na BORA-hansgrohe, Pithie acredita que encontrará condições ideais para crescer. A partir de 2025, ele poderá demonstrar seu potencial na equipe alemã, destacando-se pela profissionalização e por um ambiente mais acolhedor.

“Acho que o principal motivo de eu ter vindo, foi porque não consegui recusar a oportunidade, quem não quer estar sob essa marca (Red Bull)”, afirmou Pithie.

Entretanto, Pithie reconhece a importância da Groupama-FDJ em sua carreira. “A Groupama-FDJ foi a única equipe que me deu oportunidade quando vim para a Europa, nunca poderia falar mal dela”, declarou ele que também apontou desafios enfrentados no time francês.

“A maneira como eu queria correr às vezes estava em desacordo com a ideia da direção da equipe e é difícil transmitir seu ponto de vista se eu gaguejar palavras em francês”, afirmou Pithie revelando sua dificuldade com o idioma.

girodociclismo.com.br ciclista justifica mudanca para a red bull bora os diretores eram mais velhos posso ser mais eu mesmo aqui image 5
Pithie finalizou a Paris-Roubaix 2024 em uma sólida 7ª posição apesar de ter enfrentado uma queda no percurso

“Na Groupama os diretores eram mais velhos, posso ser mais eu mesmo aqui”

Pithie observa diferenças significativas entre a dinâmica da Groupama-FDJ e sua nova equipe. Ele descreve os diretores esportivos da equipe francesa como mais conservadores.

“No Groupama, a maioria dos diretores esportivos eram mais velhos e tinham seus hábitos um pouco mais definidos”.

“Quando eu falava sem muita experiência com tudo isso, eu não diria que com ideias novas, mas tentar pensar um pouco fora da caixa, poderia fazer com que você fosse deixado de lado, às vezes.”

Já na Red Bull-BORA-hansgrohe, o ambiente parece mais receptivo e colaborativo. “Muitos chefes de equipe da Bora acabaram de parar de correr, posso ser mais eu mesmo aqui”, destacou o jovem ciclista, que agora espera crescer e alcançar todo o seu potencial no cenário mundial.

girodociclismo.com.br ciclista justifica mudanca para a red bull bora os diretores eram mais velhos posso ser mais eu mesmo aqui image 6
Mathieu van der Poel faz força para acompanhar Laurence Pithie
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.