Ciclista medalhista olímpico é banido pela seleção do seu país, “apenas palavras em um pedaço de papel” afirma ciclista

O 3x medalhista olímpico em Paris, Matthew Richardson, ex-representante da Austrália, enfrenta críticas intensas após sua decisão de mudar a nacionalidade esportiva para competir pela Grã-Bretanha. O ciclista nasceu na Inglaterra, no entanto aos 9 anos, sua família se mudou para a Austrália.

A mudança gerou um desdobramento dramático: a seleção australiana anunciou que Richardson está banido para sempre da equipe, alegando que o ciclista “agiu de uma forma que está em conflito com os valores da AusCycling, da seleção australiana e da comunidade ciclista em geral”.

girodociclismo.com.br ciclista medalhista olimpico e banido pela selecao do seu pais apenas palavras em um pedaco de papel afirma ciclista image 5

Três medalhas em Paris

Assim, o ciclista de 25 anos, que deixou a seleção australiana logo após os Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze, mesmo possuindo a chamada dupla cidadania, não poderá mais competir pela equipe australiana.

girodociclismo.com.br ciclista medalhista olimpico e banido pela selecao do seu pais apenas palavras em um pedaco de papel afirma ciclista image 6

Regras da UCI e as implicações

De acordo com os regulamentos da União Ciclística Internacional (UCI), atletas que mudam de nacionalidade não podem competir em Campeonatos Mundiais ou continentais imediatamente após a troca.

Para Richardson, isso significa que ele só poderá representar oficialmente a Grã-Bretanha em competições internacionais a partir de 2025.

“Era óbvio, são apenas palavras em um pedaço de papel”

Nesta terça-feira, o velocista afirmou ao site Cyclingweekly que a declaração foi “um pouco chocante”. “Eu não sabia que isso aconteceria”, disse Richardson em uma coletiva de imprensa.

“Não tenho certeza de onde surgiu a confusão, eu acho, mas pensei que era óbvio que, por correr pela Grã-Bretanha pelo resto da minha carreira, isso significaria que eu não queria correr pela Austrália pelo resto da minha carreira”.

“É quase como se você deixasse seu emprego e, três meses depois, eles dissessem: ‘Bem, você está demitido!’ São apenas palavras em um pedaço de papel, na verdade, e elas não têm muito peso para mim”, finalizou.

girodociclismo.com.br ciclista medalhista olimpico e banido pela selecao do seu pais apenas palavras em um pedaco de papel afirma ciclista image 8
Matthew Richardson já está com as cores da Grã-Bretanha na UCI Track Champions League
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.