Ciclista vencedor de etapa do Giro d’Italia em 2021 anuncia aposentadoria, após encerrar busca por nova equipe
A trajetória de Joe Dombrowski chegou ao fim. Aos 32 anos, o americano não conseguiu renovar seu contrato com a Astana Qazaqstan e, consequentemente, iniciou a busca por um novo time, porém sem sucesso.
No final do ano passado, Joe Dombrowski ainda mantinha otimismo em relação ao seu futuro, no entanto, o escalador decidiu encerrar sua carreira agora. Em uma entrevista, ele recorda minuciosamente os detalhes de sua trajetória.
Grandes equipes no histórico
Dombrowski estreou profissionalmente há mais de dez anos, em 2013, na Team Sky. O ciclista logo após competiu pela Cannondale-Garmin, UAE Team Emirates e Astana Qazaqstan Team. Dombrowski mudou para os profissionais com credenciais muito boas: venceu o Giro d’Italia por promessas em 2012. Esperava-se que ele tivesse um grande futuro como ciclista de Grand Tour, mas isso nunca se concretizou.
Quatorze Grand Tours
“Eu me considero, onze anos e quatorze Grand Tours depois, afortunado por ter podido vivenciar essa jornada incrível, era meu sonho de infância.”
“Como profissional, o seu dia a dia é muito estruturado, através de blocos de treino, campos de treino e dias de competição. Na verdade, só agora estou olhando para isso de um ponto de vista diferente e, portanto, só agora posso encontrar as palavras para compreender o contexto.”
Satisfação com a carreira
“Tive a honra de correr junto com algumas lendas do ciclismo. Aprendi como é viver em um país estrangeiro e falar outro idioma. Fiz amizade com pessoas de todo o mundo. Andar de bicicleta me deu uma perspectiva única. Recebi uma educação que não perderia por nada.”
“Você não constrói uma carreira sozinho. Há muitas pessoas a quem gostaria de agradecer por isso. Obrigado a todos que participaram desta jornada selvagem”, finalizou o americano.