A bicicleta de Contrarrelógio que Tadej Pogacar utilizou no Contrarrelógio desta 7ª etapa do Giro d’Italia é a nova ColnagoTT1, a primeira bicicleta de Contrarrelógio com freio a disco fabricada pela marca italiana. O modelo surgiu para substituir o anterior K.One, lançada pela Colnago em 2022.
Compare os dois modelos utilizados por Pogacar
O conjunto do quadro apresenta perfis de tubos aerodinâmicos em toda bicicleta, incluindo uma garrafa aerodinâmica na parte inferior do quadro, entre o tubo do selim e o tubo inferior, que ajuda a suavizar o fluxo de ar ao redor da bicicleta.
Triângulo traseiro caracteriza o modelo
Uma característica do design da TT1 é o layout do triângulo traseiro. Em vez do triângulo subir diagonalmente para encontrar a parte traseira do tubo do selim, eles sobem diagonalmente antes de irem horizontalmente até o tubo do selim, reduzindo ainda mais a área frontal do chainstay para otimizar o quadro aerodinamicamente.
Clip de Guidão inédito da ENVE
Na parte dianteira da bicicleta, Pogacar e a UAE Team Emirates usaram o que parecem ser um Clip de guidão inédito do patrocinador da equipe ENVE. As extensões parecem ter sido moldadas de forma personalizada aos antebraços de Pogacar para criar uma transição perfeita da bicicleta para o piloto.
Pogacar utilizou dois discos dianteiros
Ao contrário de diversos outros atletas que utilizaram somente 1 disco dianteiro, Pogacar optou por usar dois discos, com uma coroa externa de 60 dentes e uma coroa interna de 46 dentes, devido ao perfil da etapa que incluiu uma subida de 6,5 km com trechos com mais de 10% de inclinação.
Modelo especial ao Maglia Rosa
Como era de se esperar do líder de um Grand Tour, a bicicleta de Pogacar recebeu o tratamento da Maglia Rosa. O logotipo Colnago no tubo inferior, na unidade principal e o transponder montado sob a selim estão todos em rosa, celebrando sua liderança na classificação geral com sua corrida vencedora.