Pesando pouco menos que 7kg, a bicicleta de Tadej Pogacar é equipada com Shimano Dura-Ace Di2, rodas Enve e disco de Carbon-Ti para eliminar peso. Numa corrida por etapas de três semanas, cada pequeno detalhe conta.
7kg com pedais e suportes de garrafas
7kg pode não parecer ultraleve, mas é bom lembrar, que isso inclui pedais e suportes para as garrafas, e está apenas um pouco acima do mínimo permitido pela UCI, que é 6,8kg.
A mudança generalizada para freios a disco significa que muito menos bicicletas profissionais, estão no limite de peso, como acontecia há alguns anos.
Novo cockpit
A bicicleta possuia um cockpit aerodinâmico de peça única da Enve, que foi especificamente moldado para permitir “folga extra para o pulso” de Tadej.
Selim com redução de peso
Pogačar também parece estar executando uma versão personalizada do canote V4Rs. Está faltando a seção rebaixada na parte superior traseira que deveria existir e tem acabamento em carbono bruto. Ele também possui uma base de carbono para os trilhos do selim.
Pneus de Contrarrelógio?
Enquanto alguns dos outros ciclistas da UAE Team Emirates usam pneus Continental GP5000 S TR, Tadej optou pelos novos pneus Continental GP5000 TT TLR , que são projetados para menor resistência ao rolamento e baixo peso, provavelmente às custas de alguma durabilidade.
Confira as especificações da Colnago V4Rs de Tadej Pogacar
Confira mais imagens da bicicleta do Bi-Campeão do Tour de France