Comitê Olímpico Internacional proíbe participação de ciclista que derrubou adversária, assista o vídeo
A ciclista egípcia Shahd Saied, de 19 anos, foi suspensa por um ano, após causar uma queda grave em sua concorrente Ganna Eliwa durante o campeonato nacional do Egito, em abril. Imagens nas redes sociais mostraram claramente Saied derrubando deliberadamente Eliwa.
A adversária sofreu uma concussão, uma clavícula quebrada e hematomas. Embora Saied tenha insistido que foi “um acidente”, a federação egípcia de ciclismo decidiu pela suspensão.
A polêmica não parou por aí. Quando a equipe olímpica egípcia para os Jogos Olímpicos de Paris foi anunciada, a inclusão de Saied gerou comentários de desaprovação. A surpresa foi grande, considerando que ela estava suspensa. No entanto, a federação argumentou que Saied já havia se classificado antes do incidente e que era tarde demais para mudar a lista.
Assista o Vídeo
Intervenção do Comitê Olímpico Internacional
A reação negativa à seleção de Saied foi intensa, muitos criticaram a decisão da federação egípcia, incluindo a própria vítima, Ganna Eliwa, que comentou ironicamente sobre a possível participação de Saied nos Jogos de Paris: “Espero que ela possa participar dos Jogos de Paris porque tenho certeza de que terminaria em último”.
Diante da pressão pública e após a sugestão do Ministério do Esporte para revisar a seleção, o Comitê Olímpico Internacional (COI) interveio. O COI decidiu que a suspensão de Saied a impossibilitava de comparecer aos Jogos, retirando seu ingresso olímpico. Essa decisão foi recebida como um esforço para preservar os valores e a integridade dos Jogos Olímpicos.