Diferentes perfis, incluindo vencedores da camisa amarela, descreveram em uma reportagem ao jornal Marca o que um piloto deve ter para vencer o Tour de France.
O Tour de France é uma corrida muito especial. Corpo e mente devem estar cem por cento por três semanas para tentar levar a camisa amarela. O trabalho de meses e de muita gente é focado para que apareçam na foto de Paris. Este é o retrato de um homem do Tour.
Existem estudos científicos, como o publicado em 2012 (Human Performance Laboratory, Brentford, Reino Unido) que fazem uma radiografia de como deve ser esse perfil. O que ela indica é que, em um ambiente normal (entre 20º e 40º) o PPO (Maximum Power Production) deve ficar em torno de 525 watts. Eficiência bruta 23%, gordura corporal 9,5%, altura 179 cm, peso 67,4, massa magra 61,5 kg e conteúdo mineral ósseo 2,8 kg.
Alguns testes com ex vencedores do tour demonstraram um máximo de 550w em esforços de 4 minutos de acordo com testes de laboratório. O consumo máximo de oxigênio para vencer o Tour é de cerca de 90 km/kg/min. E o limiar anaeróbico de ciclistas em grandes esforços é de 90% (VO2 Max).
Os números, cada vez mais importantes, podem ser mais frios ou mais quentes dependendo de como são tomados. “Um escalador tem que andar com 400 ou 420 watts nas etapas longas. É o que eles precisam para aguentar aqui”, disse Iñigo San Millán, braço direito de Tadej Pogacar, ao MARCA durante este Tour.
Xabier Artetxe, encarregado dos treinadores de performance do Ineos Grenadiers, acredita que “é preciso ter condições físicas para poder lutar por um Tour. Obviamente é preciso ter essas condições, que são pouquíssimos que as têm. É um combinação de muitas coisas”.
Embora ele não ache fácil medir: “Não é x watts ou x capacidade de oxigênio. Se falarmos apenas do consumo máximo de oxigênio, eu estaria mentindo para você porque não é um fator limitante fazer a diferença entre um e outro. É como os watts, não é uma regra clara. Porque você também tem que saber esses watts em altitude ou calor. É um pacote completo. Você tem que ser o mais completo em todos os tipos de terreno e Existem muitos que fisicamente poderiam lutar por um Tour por suas condições, mas psicologicamente não estão no nível dos demais. Poucos têm um caráter diferente dos demais como Bernal ou Froome, que são os casos mais próximos que já estive capaz de ver. Há muitas pedras na estrada e paus que te colocam na roda e você tem que passar por tudo isso por três semanas consecutivas. Nem todo mundo tem a capacidade de estar focado em seu objetivo.”
[…] Fonte :r7.com […]
[…] Fonte: r7.com TÓPICOS RELACIONADOSciclistacomodeveFranceParáserTourvencer A SEGUIR […]