Confirmado: La Vuelta a España 2025 começará na Itália com chegada ao alto já na 2ª etapa, confira as etapas iniciais
A organização da La Vuelta a España confirmou oficialmente, que a edição de 2025 do Grand Tour espanhol terá início na província italiana de Piemonte. A notícia, divulgada pelas redes sociais, já vinha sendo especulada, devido a rumores de que o evento passaria vários dias na Itália e faria uma breve incursão na França.
Primeira Etapa: 183km de Torino a Novara
A abertura da competição será com uma etapa plana de 183 km, partindo de Torino, capital de Piemonte, e terminando em Novara. Será a primeira vez em 18 anos que o diretor da prova, Javier Guillén, opta por não incluir um Contrarrelógio, seja individual ou por equipes, no dia inaugural. “No primeiro dia, será aos sprinters”, destacou Guillén.
Segunda e Terceira Etapas: Subidas no Piemonte
A segunda etapa, de Alba a Limone Piemonte, traz um desafio mais técnico. Com 157 km e uma chegada a mais de 1.300 metros de altitude, a etapa promete já selecionar alguns dos favoritos à Classificação Geral. “Não é um final longo e difícil, mas os ciclistas do GC terão que trabalhar duro aqui de qualquer maneira”, afirmou Javier Guillén.
Já a 3ª etapa, com largada em San Maurizio Cavanese e chegada em Ceres, após 1339km, percorre o sopé dos Alpes. Apesar de seu caráter montanhoso, é uma etapa menos exigente, onde até velocistas com boa resistência podem sonhar com a vitória.
Quarta Etapa: Transição para a França
A quarta etapa tem início na cidade italiana de Susa e, segundo rumores, terminará em Grenoble, na França. Caso confirmado, será uma etapa de montanha, reforçando o caráter diversificado do início da Vuelta.
Etapas decisivas e final em Madrid
O foco das etapas espanholas estará no penúltimo fim de semana, com duas etapas icônicas. A 14ª etapa terminará no temível Alto del Angliru, enquanto a etapa 15 terá seu final na La Farrapona, ambas difíceis subidas. Como de costume, a competição terminará em Madrid, no domingo, 14 de setembro.
Apesar disso, detalhes oficiais sobre o percurso completo ainda são aguardados e serão divulgados no dia 13 de dezembro.