Conheça a regra do ciclismo que alguns profissionais não conhecem
Imagem marcante na chegada da sexta etapa do Tour de France Femmes: vários ciclistas levantaram as mãos em manifestação. Nas redes sociais, o ciclista belga da Jumbo Visma, Tosh Van der Sande se perguntou o motivo por trás dessa atitude. A resposta está relacionada a uma regra da UCI (União Ciclística Internacional) que explica o que está conectado.
Essa é conhecida como “handslinging” e é permitida pela UCI em algumas situações específicas.
As regras da UCI, mais especificamente a regra 2.6.027, estabelecem que se os ciclistas ficarem para trás nos últimos três quilómetros devido a uma colisão ou avaria mecânica, e assim se qualificarem para a famosa regra dos três quilômetros, (os ciclistas envolvidos nesse caso, tem registrado o tempo do pelotão) devem levantar a mão. Desta forma, eles indicam ao júri que estiveram envolvidos no ‘incidente’ nos últimos três quilômetros.
É uma regra que aparentemente poucas pessoas conhecem, incluindo vários pilotos. Van der Sande, que compete pela Jumbo Visma, é um deles, mas Alex Howes (EF Education Easypost) também admitiu nas redes sociais que ainda não tinha esse conhecimento.