A presença da Comissão Espanhola para a Luta Antidoping no Esporte (CELAD) na 40ª edição de uma corrida ciclística em Villena, sexta prova válida para o Interclub Vinalopó, provocou a desistência de 130 ciclistas.
Retiradas massivas após anúncio de controlo antidoping
Segundo Fernando Ferrari, do site ciclo21, “os números são claros”: inscreveram-se 182 ciclistas e apenas 52 terminaram a corrida. Muitos alegaram desistências por furos ou acidentes, que não são visíveis no vídeo da corrida.
Álvaro Marzá, segundo colocado na corrida, criticou a situação nas redes sociais: “Controle antidoping em Villena = furos e desistências. Não é uma fórmula matemática, é a dura realidade. Isto é uma autêntica piada. A propósito, passei no controle. É o terceiro que passo”.
Comunicado do Torneio Interclubes de Vinalopó
A organização do evento emitiu um comunicado oficial após o acontecimento. “O Torneio Interclubes de Vinalopó orgulha-se de ser um evento que defende o ciclismo limpo e justo. Estamos empenhados na luta contra o doping e acreditamos que é essencial manter a integridade do desporto e proteger a saúde dos ciclistas.