Coppa Bernocchi: fuga triunfa e Stan Van Tricht vence pela primeira vez, confira os resultados e a chegada
Stan Van Tricht (Alpecin-Deceuninck) venceu a 105ª edição da Coppa Bernocchi. O belga estava na fuga inicial, foi deixado para trás pelo seu colega de fuga Bart Lemmen, mas conseguiu retornar e em um sprint provou ser mais rápido do que Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale) e Roger Adrià (Red Bull Bora-Hansgrohe), registrando sua primeira vitória profissional.
O percurso
A edição de 2024 da Coppa Bernocchi tem início e fim em Legnano, após 174,3 km. Logo após a largada, os ciclistas seguem para um circuito local, após cerca de 35 km de prova. O circuito com 16,5 km de extensão e deveria ser percorrido 7 vezes com duas subidas significativas: o San Pancrazio (540 metros a 8,2%) e o Piccolo Stelvio (1,6 km a 6,2%).
A fuga do dia
A fuga inicial surgiu logo após a largada, com 5 ciclistas. Bart Lemem (Visma-Lease a Bike), Anthony Perez (Cofidis), Stan Van Tricht (Alpecin-Deceuninck), Alessandro Pinarello (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) e Pierre Latour (TotalEnergies) abriram a fuga do dia, chegando a abrir uma vantagem superior a 5min sobre o pelotão.
Soudal Quick-Step tenta controlar o pelotão
No pelotão, a Soudal Quick-Step, trabalhava para apoiar o favorito Remco Evenepoel, assumindo o controle da corrida. A formação belga conseguiu fazer a diferença para os líderes e, assim, preparou o terreno para Evenepoel, que optou por tentar um ataque cedo.
O belga atacou a cerca de 80 km da chegada. Três ciclistas o acompanharam, seu companheiro de equipe Mauri Vansevenant e os ciclistas da UAE Team Emirates, Marc Hirschi e Pavel Sivakov. A Red Bull-BORA-hansgrohe, equipe de Primoz Roglic, foi “surpreendida” pela movimentação e teve trabalhar para perseguir os quatro atacantes.
Contra-ataque
A tentativa de Evenepoel, no entanto, teve curta duração, pois, a cerca de 50km do fim, os atacantes foram neutralizados pelo pelotão. Este foi o sinal para Alex Baudin (Decathlon AG2R), Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Roger Adrià (Red Bull-BORA hansgrohe) e, mais uma vez, Pavel Sivakov atacarem. Esses quatro ciclistas iniciaram a perseguição aos três remanescentes da fuga inicial: Lemmen, Van Tricht e Pinarello.
Lemmen ataca e busca vitória solo
O trio avançava com uma vantagem de pouco menos de 1min sobre os cinco perseguidores, enquanto o pelotão já estava a 1min 30seg atrás. O percurso ainda incluia o Piccolo Stelvio (1,6 km a 6,2%) e um pouco mais de 30km para a chegada. Nesta subida, Lemmen atacou, deixando os companheiros de fuga para trás.
O holandês de 28 anos tinha agora uma missão clara, sustentar um esforço solo por cerca de 30km. E ele quase conseguiu. Lemmen foi alcançado pouco antes do último quilômetro, levando a prova a ser decidida em um sprint final.
Sprint final
Powless tentou surpreender seus companheiros de fuga, teoricamente mais rápidos, com um ataque, mas Van Tricht, que fazia parte da fuga inicial, mostrou-se atento e acelerou para a vitória. O belga conseguiu manter Baudin e Adrià a uma boa distância e, pela primeira vez, celebrou uma vitória como profissional. Powless terminou em quarto lugar, seguido por Lemmen.
Assista a chegada
@valterdohnert Coppa Bernocchi – Stan Van Tricht
♬ original sound – valterdohnert