Derek Gee (Israel-Premier Tech) venceu a terceira etapa do Critérium du Dauphiné. O canadense registrou sua primeira vitória no World Tour após bater o sprint na ascensão final, ficando à frente dos grandes nomes do pelotão. Romain Grégoire (Groupama FDJ) terminou em segundo, com o jovem britânico de apenas 20 anos, Lukas Nerurkar (EF Education EasyPost) na 3ª colocação.
A etapa
Mais um dia de escaladas intensas na terceira etapa. No segundo dia, os ciclistas atingiram uma altitude de 2.700 metros. Hoje, eles foram ainda mais altos, alcançando mais de 2.800 metros.
A linha de chegada foi situada na área de esqui de Les Estables. Os primeiros três quilômetros da subida final são suaves, mas a verdadeira escalada começa aproximadamente a quatro quilômetros do fim. A estrada então se eleva por mais 3,8 quilômetros, com uma inclinação média de 5,2%.
Queda de Primoz Roglic
Primoz Roglic (BORA-Hansgrohe), um dos favoritos à vitoria da Classificação Geral, caiu quando a prova tinha somente 41 quilômetros percorridos. Alguns companheiros de Roglic pararam para ajudá-lo, garantindo seu retorno seguro ao pelotão.
A fuga do dia
A fuga do dia foi formada por Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Rémy Rochas (Groupama FDJ) e Harry Sweeny (EF Education EasyPost). Christopher Juul Jensen (Jayco AlUla) se juntou à fuga, momentos depois.
Pelotão não deixa a fuga se distanciar
No pelotão, as equipes procuravam deixar a fuga sob controle, não deixando que o grupo dos escapados abrissem muito mais de 3 minutos. A INEOS Grenadiers, trabalhando para o seu capitão Carlos Rodriguez e a Uno X, equipe do líder da Classificação Geral procuravam acelerar na frente.
Últimos quilômetros
Sweeny, Juul-Jensen e Prodhomme, os últimos remanescentes da fuga, não desistiram facilmente e iniciaram a última subida com uma vantagem de cerca de vinte segundos. No entanto, isso acabou não sendo suficiente para ficar fora do alcance do pelotão, que agora estava consideravelmente reduzido. A mais de dois quilômetros do topo, a fuga foi alcançada.
O ataque esperado, porém, demorou muito tempo. Só no último quilômetro Krists Neilands decidiu arriscar, mas o letão não teve espaço. Na sequência, Derek Gee resolveu tentar a sorte e abriu uma brecha, junto com Romain Grégoire.
O francês parecia ter o melhor timing, chegando a ultrapassar Gee, que conseguiu recuperar a posição e venceu a etapa.
Com a vitória Derek Gee assume a liderança da Classificação Geral, seguido por Magnus Cort (Uno-X Mobility) e Romain Grégoire (Groupama FDJ).
Assista a chegada
Resultados da 3ª etapa do Critérium du Dauphiné
Classificação Geral do Critérium du Dauphiné 2024
Em breve o Giro do Ciclismo divulgará as classificações de todas as categorias do Critérium du Dauphiné 2024.
Diariamente às 13hs 45min (horário de Brasília), 17hs 45 (horário de Lisboa) o Giro do Ciclismo informará a prévia da etapa seguinte do Critérium du Dauphiné.