Critérium du Dauphiné: resultados da 6ª etapa, Primoz Roglic vence e é o novo líder, assista a chegada
Primoz Roglic (BORA-hansgrohe)venceu a sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2024. Na exigente etapa de montanha até Le Collet d’Allevard, o ciclista da BORA-hansgrohe cruzou a linha de chegada sozinho após uma estratégica colaboração com Aleksandr Vlasov (BORA-Hansgrohe).
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) sofreu uma queda na subida final, perdendo mais de meio minuto, o que o forçou a ceder a camisa amarela para Roglic. Giulio Ciccone (Lidl-Trek), terminou em segundo lugar na etapa, seguido por Vlasov em terceiro.
A etapa
Uma etapa para os escaladores puros. Os ciclistas largaram em Hauterives para uma etapa de 174,1 quilômetros, com chegada em uma montanha HC.
Na subida final do dia, Collet d’Allevard, os grandes favoritos poderiam realizar seus ataques. A subida à área de esqui de Collet d’Allevard tem 11,2 quilômetros de extensão e média de 8,1%, mas também há trechos acima de 10%.
A fuga do dia
A fuga do dia teve 6 ciclistas. Magnus Cort (Uno-X), Romain Grégoire (Groupama FDJ), Thibault Guernalec (Arkéa B&B Hotels), Arjen Livyns (Lotto Dstny), Mason Hollyman (Israel-Premier Tech) e Alessandro Fancellu (Q36.5), chegaram a abrir 6 minutos de vantagem, o que chegou a dar a liderança virtual à Romain Grégoire, que estava até o momento 2 min 53seg atrás do líder Remco Evenepoel.
Soudal Quick-Step controla o pelotão e acelera
A Soudal Quick-Step comandava as ações do pelotão, procurando preservar a camisa amarela, que pertence ao seu capitão, Remco Evenepoel.
Últimos quilômetros
A INEOS grenadiers iniciou a última ascensão na frente do pelotão, o que proporcionou um ataque de Laurens De Plus a 5 km da chegada. Esta movimentação foi seguida apenas por Aleksandr Vlasov, e juntos eles rapidamente ultrapassaram Romain Grégoire, o último remanescente da fuga inicial.
O próximo ataque veio de Giulio Ciccone, seguido por Primoz Roglic, Matteo Jorgenson e Carlos Rodriguez. Surpreendentemente, Derek Gee também conseguiu acompanhar. O líder Remco Evenepoel, que claramente não conseguia acompanhar o ritmo acelerado. Mikel Landa tentava levar Evenepoel ao grupo de Roglic.
Vlasov acabou deixando Roglic disputar a chegada somente com Giulio Ciccone e o esloveno não perdeu a oportunidade da vitória, com Evenepoel reagindo tardiamente. O grupo de Evenepoel já perdia meio minuto. No entanto, o belga recuperou no último quilômetro e conseguiu os danos.
Com os resultados Remco Evenepoel perde a camisa amarela para Primoz Roglic, que tem uma vantagem de 19 segundos em relação ao belga.
Assista a chegada
Resultados da 6ª etapa do Critérium du Dauphiné
Classificação Geral do Critérium du Dauphiné 2024
Em breve o Giro do Ciclismo divulgará as classificações de todas as categorias do Critérium du Dauphiné 2024.
Diariamente às 13hs 45min (horário de Brasília), 17hs 45 (horário de Lisboa) o Giro do Ciclismo informará a prévia da etapa seguinte do Critérium du Dauphiné.