A Clásica San Sebastián de 2023 reiterou mais uma vez que os ciclistas colombianos ainda enfrentaram desafios nas principais provas do ciclismo internacional. Nesta edição da prestigiada competição, os representantes colombianos não obtiveram o destaque esperado, o que suscitou questionamentos acerca do seu desempenho e habilidade para atualmente, competir em nível semelhante aos melhores ciclistas do WorldTour.
O desempenho dos ciclistas colombianos nesta ocasião foi extremamente desanimador. Dos seis representantes colombianos que iniciaram a prova, apenas dois completaram a prova. Infelizmente, os ciclistas Harold Tejada, Andres Camilo Ardila, Brandon Rivera e Ivan Sosa foram forçados a abandonar a competição, o que certamente é uma grande decepção para eles e seus entusiasmados torcedores.
Mesmo os principais nomes da seleção colombiana, Rigoberto Urán e Santiago Buitrago, não puderam mostrar seu brilho na Clásica San Sebastián. Ambos cruzaram a linha de chegada com uma diferença desanimadora de 14 minutos e 05 segundos em relação ao vencedor, Evenepoel, o que levanta suscitaram dúvidas sobre sua forma física e capacidade de competir em alto nível nas principais corridas. É um resultado decepcionante para o ciclismo colombiano, e mostra que há muito trabalho a ser feito para melhorar o desempenho dos atletas no cenário internacional.