Demi Vollering vence a 5ª etapa da Vuelta Femenina e assume liderança, confira os resultados e a chegada
Demi Vollering (FDJ-Suez) venceu a 5ª etapa da Vuelta Femenina. A holandesa brilhou na exigente chegada ao alto das Lagunas de Neila e conquistou não apenas a vitória da etapa, mas também a liderança na Classificação Geral.
A suíça Marlen Reusser (Movistar), terminou em 2º lugar, seguida por Anna van der Breggen (SD Worx-Protime), que completou o pódio da etapa na 3ª colocação.
Etapa decisiva com chegada em icônica ascensão
No 5ª dia da Vuelta Femenina, era chegada a hora das principais candidatas à classificação geral entrarem definitivamente em ação. Com uma etapa de 120km entre Golmayo e Lagunas de Neila, as primeiras grandes diferenças de tempo poderiam acontecer.

Os primeiros 90 km da etapa foram relativamente planos, mas os últimos 30 km apresentaram duas duras subidas, com a linha de chegada posicionada no topo da segunda escalada: as temidas Lagunas de Neila.

FDJ-SUEZ impõe ritmo forte no pelotão
Após a largada em Golmayo, demorou algum tempo até que uma fuga fosse formada. Entre as primeiras a atacar estava a holandesa Maike van der Duin (Canyon SRAM), que teve a companhia de Arianna Fidanza (Laboral Kutxa-Fundación Euskadi), Lea Lin Teutenberg (Lotto) e Julia Borgstöm (AG Insurance-Soudal). O grupo abriu vantagem de três minutos.

FDJ-SUEZ e Lidl-Trek controlam pelotão
No pelotão, FDJ-SUEZ e Lidl-Trek assumiram a responsabilidade de controlar a corrida. A diferença começou a cair quando o grupo escapado encarou o Alto de Rozavientos (3,8 km a 8,4%), uma subida de 2ª categoria que expôs os limites da fuga, que acabou sendo neutralizada antes da subida final.
Isso se deveu ao ritmo acelerado do pelotão com a FDJ-SUEZ assumindo o controle do pelotão. Durante esse trecho, a líder do GC Femke Gerritse ainda tentou acompanhar, mas caiu. Juliette Labous e Evita Muzic, companheiras de Vollering, impuseram um novo ritmo nos trechos íngremes do Rozavientos.

Meijering tenta surpreender na subida final
Ao final da subida, um grupo seleto de cerca de 12 ciclistas se manteve na disputa, entre eles Vollering, Van der Breggen, Katarzyna Niewiadoma, Yara Kastelijn, Pauliena Rooijakkers e Marlen Reusser. Durante a longa descida, o ritmo caiu, e Demi Vollering tinha apenas Labous ao seu lado, sem tomar a iniciativa.
Foi então que Mareille Meijering (Movistar) aproveitou a hesitação e atacou, conseguindo abrir vantagem de vários segundos. Mischa Bredewold tentou alcançá-la, mas não teve sucesso. Meijering iniciou sozinha a subida final das Lagunas de Neila, com cerca de um minuto de vantagem.

Ataque fulminante de Vollering garante vitória e liderança
Mas a vantagem de Meijering não resistiu aos ataques das favoritas. A 4 km do fim, Labous puxou o ritmo mais uma vez. Rooijakkers tentou atacar logo em seguida, mas não conseguiu se destacar. Van der Breggen então tomou a dianteira do grupo de elite.
Nos últimos 3 km, permaneciam juntas Van der Breggen, Vollering, Rooijakkers, Reusser, Niamh Fisher-Black e Cédrine Kerbaol. Vollering então decidiu que seu momento havia chegado. Faltando 2,9 km, ela lançou um ataque devastador.
Reusser conseguiu acompanhar a compatriota por algum tempo, mas logo cedeu. Vollering demonstrou ser a escaladora mais forte do dia, abrindo uma diferença significativa.
Reusser fez um esforço final notável, mas cruzou a linha com quase 30 segundos de atraso. Van der Breggen completou o pódio, também cerca de meio minuto atrás.

Assista a chegada de Demi Vollering
Resultados da 5ª etapa da Vuelta a España Femenina


Classificação Geral da Vuelta a España Femenina 2025

