Destaque do Giro d’Italia descreve duelo com Tadej Pogacar “quando ele atacou eu sabia que meu destino estava selado”
Um dos grandes momentos do Giro d’Italia 2024 aconteceu na 16ª etapa, protagonizada por Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Giulio Pellizzari (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè). Na ocasião, enquanto Pogacar consolidava sua liderança, Pellizzari via suas chances de uma primeira vitória de etapa, em um Grand Tour serem frustradas, na segunda subida do icônico Monte Grappa.
A estreia do jovem italiano, de apenas 20 anos, em um Grand Tour foi um marco importante em sua carreira, que acabou o alçando ao World Tour, em um contrato de 3 anos com a Red Bull Bora-Hansgrohe.
“Cheguei a pensar em ir para casa”
Pellizzari comentou sobre a experiência no programa Radiocorsa da Raisport, dizendo: “Para mim, já foi uma emoção poder começar.” Pellizzari admitiu que enfrentou dificuldades nas primeiras semanas da competição.
“Sofri nas duas primeiras semanas e chegou um momento em que pensei em ir para casa. Felizmente, tive pessoas ao meu redor que me incentivaram a não desistir, e, a partir daquele ponto, o objetivo passou a ser chegar a Roma de qualquer maneira. Depois disso, as coisas melhoraram.”
O duelo com Tadej Pogacar na 16ª etapa do Giro d’Italia
A melhora de Pellizzari ficou evidente na segunda metade do Giro, quando ele passou a integrar diversas fugas. No entanto, Tadej Pogacar, que liderava com a Maglia Rosa, não estava disposto a abrir mão da liderança e, várias vezes, perseguiu essas fugas, impedindo a vitória de Pellizzari e outros concorrentes.
O momento mais próximo de Pellizzari aconteceu na 16ª etapa, onde ele terminou em segundo lugar, logo atrás de Pogacar. “Eu gostaria de ter vencido naquele dia, mas haverá outras oportunidades. No carro da equipe, me disseram que ele tinha atacado e, naquele momento, soube que meu destino estava selado. Corri pelo segundo lugar e consegui mantê-lo”, relembra o jovem ciclista.
Relembre o momento em que Pogacar alcança Pelizzari
🎙️«Cuando me atrapó (Pogacar) me dijo que me pusiera detrás de mí. Lo intenté pero era demasiado rápido y todavía faltaban tres kilómetros para llegar a la cima. Ese ritmo fue un sprint para mí. Pasé de 350 a 600 vatios»: Giulio Pellizzari 🇮🇹#GirodItalia pic.twitter.com/7mEQxdnM2h
— Camilo Uribe (@Uribecycling) May 25, 2024
Oportunidade com a Red Bull BORA-hansgrohe
O desempenho de Pellizzari não passou despercebido, e ele já garantiu uma vaga noe World Tour, na Red Bull BORA-hansgrohe. Sobre essa nova fase, Pellizzari destaca: “Tive a sorte de conhecer os representantes da Red Bull e percebi de imediato que é uma grande organização”.
“Eles querem vencer e colocam uma certa pressão em você, mas também te dão tudo o que você precisa para ser rápido. Estou ansioso para começar a nova temporada.”
Para a próxima temporada, Pellizzari já tem alguns objetivos em mente, embora ainda não conheça o calendário completo. “Com certeza, gostaria de voltar ao Giro d’Italia, de fazer um bom papel e também de ajudar alguns capitães a vencer”, finalizou o novo ciclista da Red Bull Bora-hansgrohe.