Mathieu van der Poel não esteve presente no Campeonato Holandês de Ciclocross. Enquanto os competidores lutavam pelo título, o Campeão Mundial de Ciclocross encontrava-se na Espanha, conforme planejado previamente.
Entretanto, a dúvida sobre sua lesão nas costelas trouxe questionamentos sobre seu estado físico e sua preparação para as próximas competições, incluindo sua 1ª participação na estrada, programada para a Milan-Sanremo em 22 de março.
“Treinar na estrada é a única opção”
Christoph Roodhooft, diretor da Alpecin-Deceuninck, conversou com o canal holandês Wielerflits para esclarecer a situação de Van der Poel. “Está tudo bem”, afirmou Roodhooft de forma breve ao ser questionado sobre o status atual do atleta.
Ele explicou que, na Espanha, o foco dos treinos é na estrada, e não no Ciclocross. “Pelo que ele tem que fazer agora lá, treinar na estrada, está tudo indo bem. Ele está treinando na estrada agora, essa era a única opção”.
Temporada no Ciclocross segue nos planos
Ainda segundo Roodhooft, Van der Poel segue se recuperando da lesão. “Ele está treinando e a lesão está se recuperando”, acrescentou o chefe da equipe. O plano para o ciclista permanece inalterado: sua preparação segue focada no Campeonato Mundial de Ciclocross, previsto para o início de fevereiro.
A participação de Van der Poel nas competições de Maasmechelen e Hoogerheide também continua nos planos. “Sim, presumimos isso”, reforçou Roodhooft.
Selecionador nacional permanece otimista
Gerben de Knegt, selecionador nacional da Holanda, também demonstrou otimismo quanto à participação de Van der Poel no Campeonato Mundial em Liévin, apesar do contato reduzido com o atleta.
“Não tenho muito contato com ele, não. Vou deixá-lo sozinho um pouco. Esse também é o nosso acordo, que não vou incomodá-lo com tudo. Mas ele também terá que fazer isso novamente na Copa do Mundo mais tarde”, explicou De Knegt.
O selecionador ressaltou sua confiança, mas destacou que Van der Poel ainda precisa confirmar sua preparação nas próximas competições. “Tenho confiança nisso, mas ainda precisa acontecer”, finalizou.
Confira o programa de competições de Mathieu van der Poel
- 25.01 Copa do Mundo de Ciclocross UCI – Maasmechelen
- 26.01 Copa do Mundo de Ciclocross UCI – Hoogerheide
- 02.02 Campeonato Mundial de Ciclocross da UCI – Liévin
- 22.03 Milan-Sanremo
- 06.04 Tour de Flandres
- 13.04 Paris-Roubaix