Diretor da Soudal Quick-Step lança a polêmica “o melhor desempenho de Remco Evenepoel foi o 2º lugar da Il Lombardia”
O diretor esportivo da Soudal Quick-Step, Klaas Lodewyck, revelou suas percepções sobre o desempenho de Remco Evenepoel ao longo do ano, em entrevista ao jornal belga Het Nieuwsblad. Lodewyck ofereceu uma análise surpreendente ao destacar o que ele considerava a maior performance de Evenepoel.
Mesmo com um ano repleto de títulos, incluindo o mundial de Contrarrelógio e duas medalhas olímpicas, Lodewyck surpreende, ao apontar o 2º lugar na Il Lombardia como a melhor performance.
“O 2º lugar na Il Lombardia foi o momento mais intenso”
“Vou dizer uma coisa surpreendente, mas para mim o segundo lugar no Tour da Lombardia foi o mais intenso”, afirmou Lodewyck. Ele explicou que enfrentar Tadej Pogacar, um oponente praticamente “inacessível” no momento, tornou-se uma conquista ainda mais especial.
“Você tem que imaginar: você está fazendo uma temporada que já foi muito boa, contra um adversário como Pogacar. Ainda assim, encontrar motivação para alcançar o 2º lugar é algo que merece destaque”, acrescentou o diretor esportivo.
O desafio da perda de peso para o Tour de France
Lodewyck também revelou os desafios enfrentados por Evenepoel para o Tour de France, especialmente a questão da perda de peso. Após uma queda no Tour do País Basco, Remco perdeu parte da primavera, o que impactou diretamente sua preparação.
“Ele estava pronto bem a tempo para o Tour, mas dava para ver que ele teve que investir muito tempo para perder peso”, comentou Lodewyck. Segundo ele, o processo de recuperação e ajuste físico foi um grande esforço, e isso teve efeitos nas semanas seguintes.
“Na 3ª semana, ainda faltava um ou dois por cento para perder”
Mesmo com uma boa estreia e um terceiro lugar no Tour, o desgaste de Evenepoel ficou evidente. “Na terceira semana, ainda faltava um ou dois por cento para perder”, avaliou Lodewyck. “Isso é algo que levaremos conosco para o próximo ano”, finalizou Klaas Lodewyck.