Diretor da UAE atualiza preparação de Tadej Pogacar “ele aprendeu mais com as derrotas do que com as corridas que venceu”
No dia 17 de fevereiro, Tadej Pogacar iniciará sua temporada 2025 no UAE Tour. O esloveno, que já é considerado um dos maiores nomes da história do ciclismo mundial, contará com o apoio do também esloveno e diretor esportivo da UAE Team Emirates-XRG, Andrej Hauptman.
Em uma entrevista nesta segunda-feira ao canal esloveno Sportal, Hauptman compartilhou suas reflexões sobre o desempenho de Pogacar e as expectativas para a nova temporada.
“Estamos naquela fase do ano de esquecer o que aconteceu”
Após uma temporada de impressionantes 81 vitórias, sendo 25 conquistadas por Pogačar, a UAE Team Emirates-XRG busca superar seus próprios recordes. Hauptman comentou sobre esse desafio:
“Costumamos dizer que Janja Garnbret (famosa escaladora eslovena) não consegue melhorar, mas todos os anos ela eleva a fasquia novamente.”
“É verdade, eu mesmo tenho dito isso nos últimos cinco ou seis anos, mas agora estamos naquela fase do ano de esquecer o que aconteceu na temporada passada e estamos completamente focados em fazer desta temporada a melhor possível.”
Anúncio sobre Vuelta a España ainda sem data definida
Sobre o programa de competições de Pogacar, Hauptman destacou que a decisão sobre sua possível participação na Vuelta a España ainda não foi oficializada.
“Não sei exatamente quando (a decisão será tomada), primeiro temos que ver como vai a temporada. Porém, o primeiro comunicado sobre este assunto será feito pela equipe, até então provavelmente não haverá outros comunicados sobre este tema.”
“O treinamento quando Tadej está sozinho é bastante divertido”
Enquanto a temporada ainda não começa, Pogačar está na Espanha realizando treinos intensos. As redes sociais mostram vídeos do campeão mundial treinando com outros ciclistas. Sobre a rotina de treinos do atleta, Hauptman afirmou:
“Claro, mas depende do dia. Se tivermos outros ciclistas na estrada, então não é tanto, mas quando o Tadej está sozinho ou há menos companheiros na sua companhia, então claro que é bastante divertido no topo das subidas.”
“No momento existem WorldTeams num raio de 50 ou 60 quilômetros na Espanha, e sabendo que os caras treinam de três a seis horas, todos acabam pedalando aproximadamente nas mesmas estradas e os torcedores sabem disso, sempre tem muitos ciclistas recreativos no topo. Alguns para tirar uma foto juntos, outros até tentam seguir Tadej por cerca de um quilômetro.
“As derrotas podem ter lhe ensinado mais do que as corridas que venceu”
Ao entrar em sua sétima temporada no mais alto nível do ciclismo, Pogačar continua impressionando por sua personalidade e maturidade.
“Seu caráter permanece o mesmo de antes, com os pés no chão. Como você o vê em público, ele também está na vida privada. Mas parece-me que, especialmente nos últimos dois ou três anos, ele amadureceu com a experiência e está progredindo ainda mais”.
“As corridas que ele não venceu podem ter lhe ensinado ainda mais do que as que venceu. Tudo isso o torna mais experiente, mais forte e mais maduro.”
Campeonato Mundial de Ciclismo em Ruanda
Outro ponto de destaque da temporada será o Campeonato Mundial de Ciclismo, em setembro, no Ruanda, o primeiro a ser realizado no continente africano. Hauptman comentou sobre os desafios da competição, incluindo questões de saúde e segurança.
“Estamos todos informados de que este será um campeonato mundial desafiante, mas será igual para todos e acredito que a UCI garantirá que qualquer risco em termos de segurança e saúde seja reduzido a um mínimo”.
“Mas é verdade que a temporada está apenas começando e que, por um lado, o Campeonato Mundial de Ciclismo ainda está muito distante, mas por outro está indo tão rápido que é preciso pensar nisso agora”, finalizou Andrej Hauptman.