João Almeida esteve muito perto da vitória na 4ª etapa do Tour de Romandie, sendo superado por Lenny Martinez (Bahrain Victorious) no sprint final a chegada em subida.
Mesmo com o revés, o português da UAE Emirates-XRG inicia o contrarrelógio decisivo neste domingo, com apenas 3 segundos de atraso em relação ao líder Martinez.
Diretor esportivo valoriza esforço da equipe
Após a prova, o diretor esportivo Fabrizio Guidi compartilhou sua análise com o Eurosport, reconhecendo o desempenho sólido do time, apesar do resultado aquém das expectativas.
“Sim, fizemos o que tínhamos que fazer. Infelizmente, não conseguimos a etapa, mas o esporte é assim, às vezes vencemos, às vezes não. Mas amanhã é outro dia e olhamos para frente.”

Guidi destacou que o jovem francês Lenny Martinez, vencedor da etapa, já vinha sendo observado pela equipe antes mesmo do início da competição. Segundo o diretor, o talento e a motivação de Martinez não foram uma surpresa.
“Lenny Martinez é forte, está chegando e, como um jovem, super motivado. E sabíamos que ele era um dos candidatos e… ele venceu. Ótimo, um ótimo elogio.”
“Eu vejo o perfil da etapa e vejo o João”
O foco agora se volta ao contrarrelógio final, onde Almeida é considerado um dos favoritos. A equipe demonstra confiança na capacidade do português para brilhar na etapa decisiva, mesmo com condições climáticas possivelmente desfavoráveis.
“Agora temos dois bons ciclistas de contrarrelógio, próximos na classificação geral, e é claro que amanhã (hoje) vamos com tudo. Provavelmente o tempo não estará ótimo, mas amanhã de manhã iremosrlá, fazemos o reconhecimento e aceleramos forte fundo.”

Guidi não esconde seu entusiasmo com o percurso, que segundo o italiano cairia ao estilo de João Almeida.
“Sim, não é muita coisa para pensar. É um bom percurso para o João, você sabe. Eu vejo o perfil da etapa e vejo o João.”