Diretor da UAE Emirates define liderança no Giro d’Italia “Juan Ayuso continua líder, mas precisamos respeitar o líder da prova”
No segundo dia de descanso do Giro d’Italia, o diretor da UAE Emirates-XRG, Joxean Fernández ‘Matxín’, esclareceu que a hierarquia interna da equipe permanece inalterada. Apesar do jovem mexicano Isaac del Toro vestir a Maglia Rosa desde domingo, o comando da equipe ainda está nas mãos de Juan Ayuso.
“As coisas não vão mudar. Juan Ayuso continua como líder da equipe, mas precisamos respeitar plenamente o líder da prova, Isaac”.
“Temos que, acima de tudo, trabalhar como um time”, complementou o técnico espanhol, entre os dois líderes, durante a coletiva de imprensa da equipe, nesta segunda-feira.

“Se houver erros táticos, eu sou o responsável”
Questionado sobre a possível tensão entre os dois jovens talentos, Matxín descartou qualquer cenário de conflito.
“Não há problemas, os dois são boas pessoas, um prazer conversar e interagir. Na estrada, eles fazem as coisas bem; eu apenas dou a eles as ferramentas para mostrarem seu talento”.
“Eles são fáceis de gostar; têm classe e talento. Se eles ganham, ganham porque são bons, e se houver erros táticos, eu sou o responsável”, afirmou Matxín assumindo a responsabilidade em caso de fracasso coletivo.

“É melhor ter dois ciclistas na frente, do que atrás dos adversários”
A UAE Emirates-XRG ocupa uma posição de destaque na corrida, com Ayuso e Del Toro nas duas primeiras colocações da classificação geral e quatro ciclistas entre os nove primeiros colocados. Esse domínio é motivo de orgulho para Matxín, que vê a equipe em situação estratégica favorável.
“Por enquanto, estamos na posição ideal. Podemos usar táticas diferentes, porque com McNulty e Adam Yates podemos pressionar os demais. Mas estamos olhando principalmente para Del Toro e Ayuso, que estão em primeiro e segundo lugares na classificação”.
“É melhor ter dois ciclistas na frente, do que atrás dos adversários. Não sei o que os adversários farão, mas estamos bem posicionados agora; eles saberão se atacam ou não”, finalizou o diretor.
