Diretor da UAE Team Emirates revela que equipe fará contratação “buscamos alguém para ficar 150 ou 180 km à frente do pelotão”
A recente renovação de Joxean Matxín Fernández, com a UAE Team Emirates até 2028, foi oficializada nesta quarta-feira, e a notícia já causa impacto, após sua entrevista ao jornal esportivo AS.
Na entrevista ao jornal espanhol, o diretor basco revelou detalhes de um novo projeto estratégico, que visa fortalecer o desenvolvimento dos ciclistas da equipe para os próximos anos.
“Não completaremos as 30 vagas para 2024”
Ao ser questionado sobre as vagas no elenco da UAE Team Emirates para a próxima temporada, Matxín indicou que a equipe provavelmente ficará com 29 ciclistas, ao invés dos 30 possíveis. “Provavelmente teremos 29 ciclistas”, explicou Matxín.
“Não completaremos as 30 vagas porque quero dar mais oportunidades à Geração Z, da UAE Development Team. Nas corridas do World Tour eles não podem competir, mas nas demais sim”.
“Inventei a categoria sub-21”
“Para 2025, inventei uma categoria Sub-21, com quatro ciclistas nascidos entre 2005 e 2006. Assim, vamos dar mais sentido à Geração Z”.
A criação dessa categoria Sub-21 é parte de uma estratégia para impulsionar jovens talentos, oferecendo mais experiência em competições e garantindo um caminho sólido de desenvolvimento. Esse projeto visa integrar gradualmente esses jovens ao nível profissional, alinhando-os ao futuro da equipe principal.
Pablo Torres é o exemplo a ser seguido
Matxín destaca a importância da Geração Z da UAE Team Emirates, apontando para o exemplo de Pablo Torres. Vindo diretamente do programa de desenvolvimento, o jovem espanhol é considerado uma das grandes promessas para o futuro do ciclismo espanhol.
“A primeira atenção daremos em direção à equipe da Geração Z, como fizemos com corredores como Pablo Torres, sem colocar nenhuma pressão”, afirmou .
Após uma impressionante participação no Tour de l’Avenir 2024, onde venceu duas etapas e quase conquistou o título geral com uma recuperação espetacular, Torres assegurou seu contrato com a equipe principal até 2030.
“Teremos alguém para ficar 150 ou 180 km à frente do pelotão”
Sobre o 29º ciclista que se juntará à UAE Team Emirates na temporada 2025, Matxín revelou que o perfil do novo reforço já foi definido:
“Teremos o acréscimo de um ciclista que será responsável por puxar o pelotão, alguém para colocar 150 ou 180 quilômetros à frente, trabalhando para manter o pelotão sob controle”.
Esse reforço será contratado com o propósito específico de intensificar o ritmo das corridas quando necessário, mantendo o controle do pelotão em momentos estratégicos e garantindo que o ritmo não desacelere. A UAE Team Emirates colocou esta técnica em prática na Il Lombardia 2024, até o ataque final de Tadej Pogacar.