Diretor da UAE Team Emirates atualiza situação de Juan Ayuso e comenta atrito com João Almeida
Joxean Matxin, diretor da UAE Team Emirates, foi questionado sobre a ausência de Juan Ayuso na Vuelta a España, em uma entrevista ao jornal espanhol Relevo. Para o diretor esportivo, o caso está encerrado. “Estamos seguindo em frente e focando em nossos objetivos”, disse ele ao canal espanhol.
Matxin também minimizou as tensões que surgiram no último Tour de France, afirmando que são normais em corridas de Grand Tour e reafirmou que Juan Ayuso permanecerá na equipe até 2025, apesar dos rumores recentes sobre sua saída, rumo a equipe espanhola Movistar.
Gestos de João Almeida no Tour de France
Em suas declarações, Matxin também comentou sobre as alegações de tensões na equipe, relativizando o gesto de João Almeida e as declarações de Yates sobre o episódio na subida do Col du Galibier, durante o Tour.
“São circunstâncias do momento. Quando você está a 200 batimentos por minuto, pode acabar fazendo gestos ou comentários sem pensar muito, como foi o caso de Almeida naquele dia”, afirmou Matxin.
Ele ressaltou que não há nenhum problema sério dentro da equipe e que as especulações devem ser tratadas como simples opiniões: “O que acontece é que se você pegar tudo o que ouve por aí, são apenas comentários. É como se eu dissesse que prefiro água com gás do que sem gás. Isso é só uma opinião, nada mais”.
A ausência de Juan Ayuso na Vuelta a España
Sobre o desejo de Ayuso em ter um papel de maior destaque, Matxin tratou a situação como natural: “Quando você tem 21 anos, como é o caso de Juan, é normal que queira mais responsabilidades, talvez um papel de liderança. Mas ele entende que Tadej Pogacar é o melhor do mundo, e ele se adapta a isso”.
Além disso, Matxin aproveitou para esclarecer as recentes declarações do técnico espanhol Pascual Momparler, que havia sugerido que Ayuso estava apto para competir nos Jogos Olímpicos, o que gerou dúvidas sobre sua ausência na Vuelta.
“Foi o próprio Ayuso que me ligou depois dos Jogos para dizer que não estava se sentindo bem o suficiente para enfrentar uma competição de três semanas. Ele me disse: ‘Matxo, eu nem estou pronto para ser o primeiro reserva’, o que significa que ele não estava em condições nem mesmo para essa função”, explicou Matxin.
Permanência na UAE Team Emirates para 2025
Por fim, Matxin reiterou sua confiança na permanência de Juan Ayuso na equipe e garantiu que o ciclista tem contrato até 2028. “Há uma sensação muito, muito, muito (3x) boa dentro da equipe, estou falando sério”, afirmou.