Diretor da Visma-Lease a Bike atualiza situação de Jonas Vingegaard, confronto com Tadej Pogacar pode ser antecipado

O primeiro duelo entre Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar em 2025 deveria acontecer no Critérium du Dauphiné, em 08.06. Entretanto o confronto pode ser antecipado. A concussão sofrida durante a Paris-Nice acabou atrapalhando o calendário de Vingegaard e o capitão da Visma-Lease a Bike acabou ficando fora da Volta a Catalunya.

A partir de maio, seu foco seria a preparação para o Tour de France, mas a equipe está considerando adicionar uma corrida extra, antes desse período. A informação foi confirmada por Grischa Niermann ao canal holandês WielerFlits.

girodociclismo.com.br diretor da visma lease a bike atualiza situacao de jonas vingegaard confronto com tadej pogacar pode ser antecipado image
Queda de Vingegaard na Paris-Nice comprometeu calendário original do dinamarquês

“A preparação para o Tour tem prioridade absoluta”

Segundo Niermann, Vingegaard está atualmente “muito bem”. O alemão lamentou a ausência do dinamarquês na Volta a Catalunya, vencida por Primoz Roglic. “Gostaríamos de ter Jonas na largada. Isso não foi possível, mas as coisas estão definitivamente indo na direção certa para ele”, afirmou.

O diretor explicou que a equipe está avaliando a possibilidade de encaixar uma competição extra, desde que Vingegaard esteja completamente apto. “Mas nem preciso dizer, que a preparação para o Tour tem prioridade absoluta para nós.”

“Estamos fazendo um novo cronograma”

A equipe não quer tomar uma decisão precipitada. “Li em algum jornal esportivo quais corridas seriam uma opção para Jonas, mas várias dessas possibilidades não estão no nosso calendário”, explicou Niermann. Ele também ressaltou que adicionar uma nova prova ao programa pode não ser suficiente.

“Mas é claro que há opções, se acharmos que Jonas precisa de uma corrida extra….. Tem que ser em função do Tour, essa é a coisa mais importante para nós. Agora estamos fazendo um novo cronograma com seus treinadores. Nisso, decidimos o quão importante uma corrida extra será.”

girodociclismo.com.br diretor da visma lease a bike atualiza situacao de jonas vingegaard confronto com tadej pogacar pode ser antecipado image 2

“Também temos em mente correr a Vuelta a España”

Niermann também comentou sobre as possíveis opções para Vingegaard. “É sempre bom quando Jonas participa de uma corrida”, afirmou. “Normalmente, se ele participa, significa que ele também vai competir pela vitória. Isso corresponde ao que queremos: vencer corridas.”

Porém, a equipe tem prioridades bem definidas. “Jonas é nosso grande foco para o verão, para o Tour de France. E também temos em mente correr a Vuelta a España. Então, você tem que definir prioridades”.

“É por isso que não vamos mandá-lo para corridas que tornem mais difícil ir para um Training Camp em altitude. Não é assim que funciona, é claro. Se ele fizer uma corrida extra, tem que contribuir para o Tour”, completou Niermann.

girodociclismo.com.br diretor da visma lease a bike atualiza situacao de jonas vingegaard confronto com tadej pogacar pode ser antecipado image 4
Jonas Vingegaard participou da Vuelta em 2023, vencendo 2 etapas e finalizando na 2ª posição do GC

“Se ele correr, é para competir pela vitória”

Se essa corrida acontecer, provavelmente não significará um retorno à Volta ao País Basco (07.04), onde Vingegaard sofreu uma queda grave no ano passado e colocou em risco suas chances de vencer o Tour. Mas esse duelo pode ter uma sequência em breve, diz Niermann.

Poderia ser então nas clássicas da Valônia (Pogacar estará na Flèche Wallonne e na Liège-Bastogne-Liège) ou no Tour de Romandie? “Estamos investigando isso. Mas não vamos mandar Jonas para uma corrida com metade da força. Se ele correr, é para competir pela vitória e ele precisa estar 100% em forma”, finalizou

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.