Diretor da Visma sai em defesa de Jonas Vingegaard, “temos um plano e estamos seguindo”
Jonas Vingegaard enfrentou uma série de críticas, após sua performance, na desafiadora etapa de cascalho do Tour de France neste domingo. O diretor esportivo Arthur van Dongen saiu em defesa do ciclista dinamarquês, justificando suas escolhas e estratégias durante a competição.
Van Dongen explicou que competir diretamente com o grande favorito, Tadej Pogacar, não era uma opção viável para a equipe.
Temos um plano e estamos seguindo
“Não queríamos nos perder. Quando aceleramos com Pogacar, isso certamente não nos torna melhores. Pogacar continuou a pressionar. Quando ele atacava novamente uma faixa mais adiante, havia uma chance real de ficarmos para trás”, explica Van Dongen.
“Não queríamos correr esse risco. Isso foi mais importante do que ganhar tempo sobre Remco e Primoz. Não cabe a nós ajudar ainda mais o camisa amarela”, disse van Dongen, enfatizando a importância de evitar riscos desnecessários”.
Van Dongen reitera que a Visma-Lease a Bike continua seguindo seus objetivos e refuta um possível duelo com Tadej Pogacar. “Não estamos envolvidos em um duelo. Temos um plano para vencer o Tour pela terceira vez. Estamos seguindo essa estratégia.”
Estamos melhor do que esperávamos
Van Dongen destacou ainda a superioridade de Pogacar nos setores mais difíceis de cascalho e a necessidade de evitar riscos em um dia tão exigente.
“Vimos que Pogacar era melhor nas pistas com cascalho solto. Então você não deve correr riscos num dia como este. Depois de nove dias, estamos em melhor forma do que ousamos esperar na largada em Florença. Queríamos ir para o primeiro dia de descanso nessa boa situação.”