Diretor Esportivo da Jumbo-Visma, responde com convicção, sobre a presença de Jonas Vingegaard no Giro d’Italia
O Global Cycling Network realizou uma visita à Jumbo-Visma nesta segunda-feira, enquanto a equipe estava na Espanha. A motivação para essa visita, foi o anúncio recente de que Tadej Pogacar planeja competir tanto no Giro d’Italia quanto no Tour de France em 2024. Naturalmente, surgiu a indagação: Jonas Vingegaard também estará presente no Giro d’Italia?
“Muitos dizem que Pogacar é o melhor ciclista do mundo”
“Você terá que me perguntar daqui a um ano, se Pogacar no Giro foi bom para nós ou não”, começa o diretor esportivo Merijn Zeeman ao GCN. “É muito difícil dizer porque todos sabemos que ele é um ciclista de qualidade e muitos dizem que é o melhor ciclista do mundo. Ele torna as competições super atrativas. Será muito especial para os torcedores vê-lo no Giro”.
“Isso também cria um grande desafio para nós como equipe: ver se conseguimos vencê-lo. Mas o seu duplo Giro-Tour torna o ciclismo em geral mais completo e mais interessante”.
Sepp Kuss é prova que Giro-Tour é possível
“Estou convencido de que tal duplicação é possível. Sepp Kuss é a prova viva disso”, continua Zeeman elogiando o esloveno. “Com um ciclista tão talentoso e uma equipe de desempenho tão inteligente, eles podem fazer isso.”
A conversa então se volta para o líder Jonas Vingegaard, que competirá na ‘La Grande Boucle’ e enfrentará também Remco Evenepoel e Primoz Roglic. “Normalmente Pogacar é o maior rival, mas também pensamos que Primoz e Remco serão adversários muito fortes”.
Boatos no pelotão sobre incapacidade de Pogacar vencer Vingegaard
Existem boatos nos corredores do pelotão que a decisão de Pogacar de competir no Giro é uma admissão de que não poderá vencer Vingegaard no Tour. No entanto, Zeeman não vê as coisas dessa forma.
“O que eu suspeito é que eles conversaram frequentemente com ele na equipe, bem como com seus treinadores de desempenho. Eles discutiram tudo no contexto de saber se era possível competir em alto nível em ambas as corridas”.
“Mas o que eu também sei, e ele próprio já disse várias vezes, é que adora as corridas italianas. As corridas e o ambiente combinam com ele, então seu planejamento não me surpreende.”
Jonas Vingegaard no Giro d’Italia?
“Posso confirmar que Jonas não vai participar do Giro”, disse Zeeman. “Acho que uma vez, ele disse em uma entrevista, que quer participar dos três Grand Tours em um ano. Não tenho certeza se ele sabe o que está dizendo, mas certamente não participará do Giro no próximo ano”, finaliza de forma categórica Merijn Zeeman.