Doença atinge Red Bull Bora e diversos ciclistas abandonam, equipe investiga infecção alimentar
A Red Bull BORA-hansgrohe apresentou uma performance atipicamente fraca na 20ª etapa da Vuelta a España 2024. Após realizar um grande esforço na etapa de sexta-feira para reconduzir Primoz Roglic à liderança, a equipe sofreu com abandonos que ameaçaram desmanchar todo o trabalho árduo.
Equipe investiga intoxicação alimentar
Enquanto os INEOS Grenadiers ditavam um ritmo intenso na terceira subida categorizada do dia, Roglic se viu isolado, sem o apoio de ciclistas importantes, como Daniel Martinez, Patrick Gamper e Aleksandr Vlasov, que lutavam para acompanhar com mais de 100 km ainda pela frente.
Cerca de 25 km depois, veio a confirmação: Martinez abandonou a corrida. Pouco tempo depois, Nico Denz e o próprio Gamper também foram forçados a se retirar da competição.
“Uma onda de doenças nos atingiu durante a noite. Estamos investigando se a causa é intoxicação alimentar”, explicou Patxi Villa, diretor esportivo, ao site oficial da equipe após a etapa.
“Vários membros da equipe foram afetados e precisaram abandonar a prova. Além disso, Nico, Gampi, Dani e Aleks não estavam bem durante a etapa. Agora, vamos nos reunir e focar na última etapa de amanhã.”
“Estou me sentindo bem”
Apesar das baixas, Primoz Roglic manteve-se firme e não demonstrou ser atingido pela doença com um desempenho sólido na subida final. “Todos deram tudo de si. Tenho muito respeito por eles, porque se esforçaram ao máximo”, disse Roglic, que testemunhou o abandono de Martinez, Denz e Gamper durante a etapa.
“Felizmente, estou me sentindo muito bem no momento, então foi um bom dia”, concluiu Roglic com um sorriso, demonstrando confiança para a última etapa da competição.
Primoz Roglic utilizou máscara facial em premiação
Após a etapa, Primoz Roglic subiu ao pódio utilizando máscara facial, evidenciando a preocupação da equipe com a saúde do líder.