E3 Saxo Classic: Mathieu van der Poel vence após ataque fulminante, confira os resultados e a chegada
Mathieu van der Poel voltou a mostrar sua supremacia nas clássicas de paralelepípedos ao vencer a E3 Saxo Classic pelo segundo ano consecutivo. O ciclista da Alpecin-Deceuninck impôs um forte ritmo no Oude Kwaremont, deixando Mads Pedersen e Filippo Ganna para trás e realizando um impressionante solo de quase quarenta quilômetros até a linha de chegada.
Wout van Aert, considerado um dos principais adversários do holandês, não conseguiu se destacar na prova.
Percurso da E3 Saxo Classic
O E3 Saxo Classic apresentou 208 km de extensão, com largada e chegada em Harelbeke, cerca de 63 km mais curto que o Tour de Flandres, porém com dificuldades semelhantes ao Monumento belga. Incluindo os icônicos Paterberg e o Oude Kwaremont, 40 km antes da chegada, locais onde a seleção final costuma acontecer.

Queda e reviravoltas no pelotão
A ação na E3 Saxo Classic começou cedo, sem esperar pelos trechos mais icônicos como Paterberg ou Oude Kwaremont. Logo no início, uma série de ataques resultou em uma grande queda, que causou múltiplos abandonos, a Soudal Quick-Step perdeu três ciclistas. A confusão dividiu o pelotão, deixando Van der Poel e Van Aert na parte de trás.
A Alpecin-Deceuninck tentou liderar a perseguição, mas o primeiro pelotão, que contava com nomes como Matteo Jorgenson, Matej Mohoric, Stefan Küng e Jasper Stuyven, abriu uma vantagem de três minutos. A Groupama-FDJ e a Visma-Lease a Bike tentaram controlar a corrida na ponta, enquanto Van Aert enfrentava dificuldades, confiando no apoio de Jorgenson.

A perseguição se intensifica
Dries De Bondt (Decathlon AG2R), Julius van den Berg (Picnic PostNL) e Rory Townsend (Q36.5) tentaram uma fuga, mas foram neutralizados com 137 km para o fim. O grupo de Van der Poel e Van Aert conseguiu reduzir a diferença para pouco mais de um minuto, especialmente após a colaboração da Red Bull-BORA-hansgrohe.
No Kanarieberg, Jorgenson atacou para tentar explorar a posição desfavorável de Van der Poel, mas não conseguiu consolidar sua ação.
O momento decisivo no Taaienberg
Após um breve período de calmaria, Aime De Gendt (Cofidis) e Casper Pedersen (Soudal Quick-Step) tentaram um ataque no Knokteberg, mas a INEOS Grenadiers aumentou o ritmo no pelotão.
No Taaienberg, Alex Kirsch (Lidl-Trek) impulsionou o movimento de Mads Pedersen, que teve apenas Van der Poel em sua roda. Filippo Ganna sofreu para acompanhar, mas conseguiu se reconectar no topo da subida.
Enquanto isso, Van Aert e Jorgenson estavam mal posicionados e ficaram para trás, com o belga perdendo ainda mais terreno.
O ataque fulminante de Van der Poel
Van der Poel, Pedersen e Ganna se juntaram a De Gendt e Casper Pedersen, formando um grupo líder. A vantagem sobre o grupo perseguidor, que incluía Joshua Tarling, Matteo Trentin e Stefan Küng, ultrapassou um minuto.

No Paterberg, os líderes se mantiveram juntos, mas no Oude Kwaremont, Van der Poel desferiu um ataque brutal. Ganna e os Pedersen tentaram responder, mas não conseguiram manter o ritmo. Pedersen ainda resistiu por alguns metros, mas logo ficou para trás, vendo o holandês abrir vantagem.
💥🔨 La gran 𝐀𝐃𝐕𝐄𝐑𝐓𝐄𝐍𝐂𝐈𝐀 de @mathieuvdpoel para Flandes: ¡𝐪𝐮𝐢𝐞𝐫𝐨 𝐞𝐥 𝐜𝐮𝐚𝐫𝐭𝐨!
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) March 28, 2025
Estacazo sensacional de MVDP en Oude Kwaremont para poner patas arriba la #E3SaxoClassic Harelbeke a casi 40 km del final#LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/egw4porsEZ
Mesmo com uma leve saída de pista devido à chuva e sendo alvo de um espectador hostil, Van der Poel manteve seu ritmo avassalador. O holandês aumentou a distância para Pedersen e consolidou sua vitória solo em Harelbeke. O dinamarquês terminou mais de um minuto à frente dos demais adversários.
Disputa pelo pódio e colocações finais
A batalha pelo terceiro lugar foi intensa. Filippo Ganna precisou se esforçar para segurar a posição contra um grupo perseguidor formado por Tim Wellens, Jorgenson, Küng e Jasper Stuyven.
No fim, o italiano garantiu seu lugar no pódio ao lado de Van der Poel e Pedersen. Casper Pedersen venceu o sprint pelo quarto lugar. Wout van Aert, que teve uma corrida apagada, chegou quase três minutos atrás do vencedor.

Assista a chegada
🏆🇳🇱Mathieu van der Poel sigue reinando en la 🇧🇪E3 Saxo Classic!
— InfoCiclismo 🇮🇹 #MSR (@infociclismoo) March 28, 2025
🌟El neerlandés de Alpecin-Deceuninck demostró su dominio en la #E3SaxoClassic al dejar atrás a 🇮🇹Filippo Ganna y 🇩🇰Mads Pedersen en el mítico Vieux Quaremont, a 39 km de la meta. pic.twitter.com/AA8agVGyuu
Resultados da E3 Saxo Classic 2025
Results powered by FirstCycling.com