Eddy Merckx, de 79 anos, precisou passar por uma nova cirurgia no quadril no último fim de semana. O maior ciclista da história revelou em entrevista ao jornal ‘Het Nieuwsblad’, que a prótese recebida em dezembro, após uma queda de bicicleta, não ficou completamente fixada ao osso, causando dores e limitações em sua mobilidade.
Complicações após a primeira cirurgia
Merckx sofreu uma queda durante um passeio de bicicleta em Mechelen, onde reside na Bélgica, em dezembro do ano passado, fraturando o quadril. Na ocasião, ele foi submetido a uma cirurgia no hospital AZ em Herentals (mesmo hospital onde Remco Evenepoel foi atendido), e recebeu uma prótese.
No entanto, a fixação do implante não foi bem-sucedida, o que levou a meses de desconforto e dificuldades na recuperação.

“O produto que eles usaram não funcionou”
O ex-ciclista história relatou que sentia que algo estava errado desde o início. “O produto que eles usaram para fixar a prótese não funcionou. Por isso, ela se soltou. Eu ficava dizendo: algo está errado, algo está errado. Continuei fazendo exercícios, mas nada melhorava”, afirmou Merckx. A situação afetou sua qualidade de vida, impossibilitando até mesmo caminhadas simples e treinos em rolos.
“Infelizmente, perdi quatro meses na minha reabilitação”
Na sexta-feira da semana passada, Merckx passou por outro exame e os médicos determinaram que a prótese estava frouxa. “O médico me disse que isso só aconteceu quatro vezes em 10.000 casos”, disse Merckx.
“Agora a prótese está aparentemente cimentada. A operação levou quatro horas, mas eu senti imediatamente bem no domingo. Levantei e estava já percebi a diferença. Infelizmente, perdi quatro meses na minha reabilitação.”