Egan Bernal revela seu sonho após uma temporada promissora “certamente não foi ruim”
Egan Bernal já tem no seu currículo conquistas invejáveis, como a vitória no Tour de France em 2019 e no Giro d’Italia em 2021. No entanto, a Vuelta a España ainda falta na sua lista de conquistas. Aos 27 anos, o ciclista colombiano mantém vivo o sonho de completar a trilogia dos Grand Tours.
Vencer a Vuelta a España
“Vencer a Vuelta a España… Esse é realmente o meu sonho, para completar minha carreira”, afirmou Bernal em uma entrevista para o AS Colombia, já indicando a possível presença do colombiano, na edição 2025 da competição espanhola.
Até o momento, Bernal disputou a Vuelta duas vezes, sendo o 6º lugar seu melhor resultado. Ele agora quer repetir o sucesso obtido no Tour e no Giro. “Já foi difícil vencer o Tour e o Giro nos meus melhores anos, por isso certamente será difícil. Mas a fé está aí”, afirmou o colombiano.
Grave acidente em 2022
O sucesso inicial na carreira de Bernal, especialmente sua vitória histórica no Tour de France, sendo o primeiro colombiano a conquistar a prova, consolidou o colombiano como um dos melhores escaladores do mundo.
Entretanto, após as vitórias, ele não conseguiu repetir o mesmo nível de desempenho. Para complicar ainda mais, Bernal sofreu um grave acidente durante um treino no início de 2022, resultando em uma recuperação longa e desafiadora.
Primeiro pódio desde o acidente
Apesar dos desafios, Bernal conseguiu pódios importantes na temporada 2024, como o terceiro lugar em O Gran Camiño e na Volta a Catalunya. Assim, ele tem uma visão positiva sobre sua temporada atual. “Quando olho para trás, para a minha temporada, certamente não foi ruim”, comentou o colombiano.
Ele explicou que, embora não queira usar seu passado como desculpa, teve que reajustar suas expectativas após o acidente. “Comecei o ano com expectativas diferentes, pois queria voltar a vencer competições. Mas consegui meu primeiro pódio desde o acidente. Essa foi uma sensação legal”, finalizou Egan Bernal.