A Movistar Team contratou Iván Romeo em 2021, um jovem ciclista que já despertava o interesse de diversas equipes do World Tour. Na época, o diretor da equipe, Eusébio Unzué, surpreendeu-se pelo grande potencial do ciclista e decidiu apostar no talento emergente.
Em entrevista ao jornalista britânico Daniel Benson, Unzué revelou os detalhes da contratação e as perspectivas para o Campeão Mundial sub-23 de Contrarrelógio.
“Queríamos tê-lo na equipe, mas achávamos cedo”
O interesse da Movistar por Romeo começou cedo, como relembra o próprio Unzué. “Nós o conhecemos quando ele era júnior”, diz ele, referindo-se à decisão de contratá-lo em 2021 e emprestá-lo à equipe Hagens Berman Axeon.
“Queríamos tê-lo na equipe, mas pensamos que talvez fosse muito cedo, então apresentamos isso a Axel na Axeon, e Axel estava muito animado por tê-lo na equipe. Agora, alguns anos depois, podemos dizer que colocá-lo no caminho foi a coisa certa a fazer”.
Essa parceria com a Axeon ajudou Romeo a desenvolver suas habilidades, e a transição cuidadosa foi essencial para que ele alcançasse o nível que apresenta atualmente.
Evolução e desafios na temporada 2024
Em 2023, Iván Romeo finalmente integrou a Movistar Team como profissional, obtendo vitórias importantes, como uma etapa do Tour de l’Avenir.
Durante a temporada de 2024, Romeo teve momentos de destaque, apesar de enfrentar altos e baixos. “Teve altos e baixos, mas a equipe sempre confiou nele e agora você pode ver os resultados com este incrível Contrarrelógio do Campeonato Mundial Sub-23”, afirmou Unzué.
A temporada de 2024 de Romeo, mostrou sua capacidade de superar adversidades. “Você olha os resultados desta temporada e pode dizer que foi um ano com o melhor final possível, mas houve momentos muito difíceis”.
“Ele teve uma pequena lesão que o forçou a perder muitas corridas, mas trabalhou duro e voltou mais forte no verão”, disse Unzué, ressaltando a resiliência do jovem ciclista em momentos críticos.
“Iván Romeo é um super talento, o pacote completo”
Unzué destacou também a personalidade e a dedicação de Romeo, características que o tornam especial na equipe. “Ele não é só especial, ele é super profissional, pé no chão e trabalhador. Ele é maduro e agora cresceu, mas sempre foi assim. É um cara muito simples de trabalhar e sempre têm um sorriso no rosto”, afirmou o chefe da Movistar Team.
Sobre o futuro de Iván Romeo, Unzué mantém expectativas elevadas. “É muito cedo para dizer, mas ele é um super talento. Além disso, é um ciclista versátil. Ele pode escalar muito bem e é um corredor sólido. Ele tem habilidade técnica e pode ser descrito como tendo o pacote completo”.
“Ele ainda é jovem e tem muito espaço para melhorias. O tempo dirá e a estrada nos colocará em nosso lugar”, finalizou Eusébio Unzué.