“Eles querem que eu ajude Tadej Pogacar no Tour, mas estou em outro nível” gregário de Pogacar será capitão no Giro d’Italia
Entrando em sua 12ª temporada no World Tour em 2025, Adam Yates demonstra estar tão competitivo quanto sempre foi, mesmo aos 32 anos.
Conhecido como um grande escalador, Yates se transformou em uma peça-chave, junto com o português João Almeida, no trem de apoio a Tadej Pogacar, desde que se juntou à UAE Team Emirates em 2023.
“Não sinto que estou perdendo o ritmo”
“Dizem que meus cabelos estão ficando grisalhos”, brinca Yates em entrevista à Rouleur, minimizando os impactos da idade. Apesar de 32 anos não serem considerados um obstáculo no ciclismo, competir contra nomes como Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel apresenta desafios adicionais.
“Estou ficando mais velho, e é cada vez mais difícil me manter nesse nível, mas ainda me sinto jovem e sinto que tenho algo a oferecer. Todo ano trabalho em coisas que possam me ajudar a vencer.”
A experiência, entretanto, traz sabedoria, e Yates agora sabe como obter o máximo de seu corpo. “Conheço meu corpo, como ele funciona, quando estou cansado, e ajusto pequenos detalhes aqui e ali”, explica o ciclista britânico. “Na bicicleta, sinto-me bem, motivado. Os treinos estão indo bem e não sinto que estou perdendo o ritmo.”
Liderança no Giro d’Italia 2025
Após dois anos como o principal homem de apoio de Tadej Pogacar no Tour de France, Yates se prepara para o Giro d’Italia em 2025, onde buscará a vitória em uma liderança compartilhada com o jovem espanhol Juan Ayuso.
“Estive em um nível alto nos últimos dois anos e disse a Joxean Matxin (diretor esportivo da UAE Team Emirates), que não sabia por quanto tempo eu poderia continuar nesse nível, então seria bom voltar, tentar mais uma vez e ver o que consigo fazer”, revelou Yates.
Ele e Matxin concordaram com o planejamento. “Eles querem que eu vá ao Tour para ajudar Tadej a vencer, mas sinto que atingi outro nível, não apenas em desempenho, mas também em consistência. Quando você alcança esse nível, é lógico mirar grandes corridas e tentar vencê-las.”
Último ano de contrato na UAE Team Emirates
Após uma temporada bem-sucedida em 2024, Yates enfrenta 2025 como seu último ano de contrato com a UAE Team Emirates, deixando em aberto a possibilidade de mudança para outra equipe. “Foi uma boa temporada. Seis vitórias, meu melhor até agora. Comecei forte em fevereiro e ainda consegui vencer em agosto na Vuelta. Não é fácil manter o pico o ano inteiro, e depois da queda, demorei para voltar a um nível alto, mas consegui”, reflete Yates.
Sobre o futuro, ele é enfático: “Logicamente, eu ficaria. Depende do que eles querem – se ainda me querem ou não”, finalizou Adam Yates, sem esconder sua esperança de permanecer na equipe após o término do seu contrato.