Elia Viviani conquista 90ª vitória, italiano bate sprint na 7ª etapa do Tour da Turquia; confira os resultados e a chegada
Ele teve que esperar um pouco, mas a primeira vitória de Elia Viviani com o uniforme da nova equipe, Lotto, finalmente chegou.
O italiano de 36 anos provou ser o mais rápido no sprint da 7ª e penúltima etapa do Tour da Turquia, superando nomes fortes como Alexander Kristoff (UNO-X), que terminou em segundo, e Davide Persico (Wagner Bassin-WB), 3º colocado.
A liderança da Classificação Geral da competição permanece com Wout Poels (XDS-Astana) que cruzou a linha de chegada junto ao pelotão.
Etapa com perfil para velocistas favoreceu o italiano
No sábado, os ciclistas percorreram 144 km entre Sulcuk e Cesme. Com apenas 1.300 metros de ganho de elevação e uma única subida classificada, os velocistas sabiam que esta era uma das melhores oportunidades para brilhar.
O topo da subida de terceira categoria (3,1 km a 5,4%) estava a cerca de 25 quilômetros da chegada, mas o final em declive indicava que um sprint em massa era o desfecho mais provável.
Fuga inicial animada por ciclistas da Bélgica e da Holanda
Apesar do perfil pouco montanhoso, vários atletas buscaram protagonismo numa fuga. Os primeiros ataques foram neutralizados, mas oito ciclistas conseguiram abrir uma vantagem significativa.
Estavam na fuga Márton Dina (Euskalte-Euskadi), Valerio Conti (Team Solution Tech-Vini Fantini), David Lozano (Team Novo Nordisk), Willie Smit (China Glory-Mentech Continental), Oliver Mattheis (BIKE AID), Mustafa Tekin (Spor Toto Cycling Team), o belga Jelle Vermoote (Wagner Bazin WB) e o holandês Adne van Engelen (Terengganu Cycling Team).

A vantagem do grupo escapado chegou rapidamente a cerca de 4 minutos após os primeiros 50 km. Porém, entrando nos últimos trinta quilômetros, a diferença caiu para apenas um minuto e meio.
Fuga neutralizada com 7km para a chegada
Na única subida do dia, essa margem encolheu ainda mais, motivando novas movimentações dentro do pelotão. Os ciclistas da Unibet Tietema Rockets e UNO-X estiveram especialmente ativos nesse momento, mas nenhuma tentativa de ataque conseguiu se consolidar.

A 7 quilômetros da chegada, o último sobrevivente da fuga, Jelle Vermoote, foi alcançado. A partir daí, o pelotão iniciou os preparativos finais para a esperada chegada em sprint.
Viviani bate Kristoff e encerra jejum de vitórias
Mesmo com tentativas desesperadas de escapada por parte de Kristian Sbaragli, Baptiste Veistroffer e Vinzent Dorn, o pelotão se manteve unido e controlou a situação. “Uma corrida rápida se mostrou inevitável.”
Matteo Malucelli lançou o sprint, mas o italiano da XDS Astana arrancou cedo demais. Alexander Kristoff aproveitou o momento e passou à frente, mas logo foi ultrapassado por Elia Viviani, vencendo a etapa. Com a vitória, Viviani agora soma impressionantes 90 vitórias profissionais.

Assista a chegada
Finaldeki hız festivalinin sonunda Elia Viviani’nın TUR’daki uzun süren galibiyet hasreti son buldu.
— Tour of Türkiye (@tourofturkiye) May 3, 2025
Final push of the day which ended with Elia Viviani’s long awaited TUR stage win! #TUR2025 @lottocycling_ pic.twitter.com/yXpzTFP64D
Resultados da 7ª etapa do Tour da Turquia

Classificação Geral do Tour da Turquia 2025
