O ex-ciclista britânico Bradley Wiggins, Campeão do Tour de France em 2012, enfrenta uma situação financeira mais crítica do que se imaginava. Declarado falido no início deste ano, conforme informou o Giro do Ciclismo, Wiggins teve sua dívida revisada, para um valor mais de duas vezes superior ao inicialmente reportado, de acordo com informações do curador MHA.
A falência em junho de 2024
Em junho deste ano, o Tribunal Distrital de Lancaster declarou a falência de Bradley Wiggins após problemas relacionados às suas empresas, Wiggins Rights Limited e New Team Cycling Limited.
Inicialmente, os credores apresentaram uma reivindicação de mais de 700 mil libras, que logo foi atualizada para quase 1 milhão de libras (equivalente a 1,1 milhão de euros), conforme revelou o site cyclingweekly.
Reavaliação eleva dívida para quase 2 milhões de libras
O valor devido por Sir Bradley Wiggins aos credores foi posteriormente revisado, pela empresa de liquidação MHA, que anunciou um aumento significativo. Segundo Georgina Eason, praticante de insolvência da MHA, a dívida foi elevada para 1.976.157,73 libras.
“Durante o período de relatório anterior, recebi resposta de terceiros sobre o acesso aos Livros e Registros da Empresa e conduzi entrevistas. Como resultado dessas investigações, consegui comprovar o aumento dos valores reivindicados, dentro dos procedimentos de falência do Diretor (Wiggins), aumentada para a soma de £ 1.976.157,73”, aproximadamente 2.400.000 euros.
Arrependimentos e má gestão financeira
Bradley Wiggins já comentou sobre sua situação em entrevistas anteriores, apontando erros de gestão e conselhos inadequados ao longo de sua carreira. Em agosto, durante uma participação no podcast The Forward, de Lance Armstrong, ele desabafou:
“Uma das coisas das quais me arrependo é nunca ter prestado atenção aos meus assuntos financeiros quando estava correndo. Isso é algo que acontece com atletas. Você ganha muito dinheiro e, se não está de olho nele, as pessoas tiram vantagem”, finalizou Bradley Wiggins.