Enric Mas (Movistar Team) a grande esperança da Espanha para o Tour de France
Em entrevista a agência EFE, o espanhol dá detalhes sobre suas ambições no Tour de France 2023.
Enric Mas, de 28 anos, será a grande esperança do ciclismo espanhol na Volta a França deste ano, que terá início no próximo sábado em Bilbao, juntamente com Mikel Landa e Carlos Rodríguez.
O espanhol, que está em melhor forma do que no ano passado e mais forte mentalmente, espera mostrar que está pronto para lutar pelo pódio e talvez até mais. Ele considera que o percurso do Tour de 2023 oferece uma boa oportunidade para alcançar o tão desejado pódio no “Grande Boucle”.
“Eu acho que a situação é favorável. Poucas edições do Tour de France começam com etapas tão difíceis como a de sábado. Será um Tour difícil, mas estamos quase lá, e começamos em casa. A verdade é que estou confiante de que estarei no pódio. Estou muito motivado. Não sei se é o percurso ideal, vamos ver como me saio nas etapas-chave”.
As últimas sensações de Mas no Critérium du Dauphiné foram negativas, com um 17º lugar geral. Recuperado dessa situação, o líder da equipe Movistar, com o apoio de sua equipe em torno dele como líder único, espera encontrar a chave do sucesso.
“Espero me sair melhor do que no Critérium du Dauphiné, porque aquela corrida foi um desastre. Foi a primeira vez que não estive no meu melhor nível, mas essas coisas acontecem. Felizmente, descobrimos o motivo, foi um problema estomacal. Não quero reclamar, desculpe, mas fiquei doente por um longo tempo. Agora estou indo para o Tour motivado, com muita vontade. Estamos saindo de casa, parece que estamos no Tour do País Basco”, disse ele.
Apesar de admitir que o dinamarquês Jonas Vingegaard e o esloveno Tadej Pogacar são os favoritos, Mas espera estar próximo deles e aproveitar esse duelo.
“Haverá muita rivalidade entre os dois, e espero tirar vantagem disso. No ano passado, eu não estava na melhor condição, minha cabeça estava em outro lugar. Agora é uma situação diferente. Eu acredito que tanto Mikel Landa quanto Carlos Rodríguez, ou eu mesmo, podemos vencê-los. Não é algo impossível, muitas coisas podem acontecer. Se acreditarmos que eles são mais fortes do que nós, estamos indo pelo caminho errado”, explicou ele.
Após ter problemas em 2022 devido a problemas de fobia nas descidas, Enric Mas está chegando à largada em Bilbao com sentimentos completamente diferentes.
“A diferença em relação ao Tour de 2022 está na minha mente, pois estou em melhor forma ainda. Mentalmente, estou positivo, este ano estou confiante, sou o Enric de antes. Agora, a primeira coisa é aproveitar as três etapas no País Basco e o apoio dos torcedores. Eu sinto que tenho uma vantagem, pois conhecemos perfeitamente as estradas”, disse ele.