Equipe atualiza condições de Italiano após grave queda a mais de 10 metros no Giro d’Italia; assista a queda
A etapa de montanha do Giro d’Italia desta terça-feira foi marcada por um momento de grande tensão. Durante a descida do Carbonare, a primeira subida do dia, o ciclista italiano Alessio Martinelli, da VF Group-Bardiani CSF-Faizanè, sofreu uma queda violenta que por instantes tirou o fôlego de quem acompanhava a prova ao vivo.
Queda impressionante em descida perigosa
Martinelli integrava o grupo líder da etapa quando, em uma curva para a direita, perdeu o controle da bicicleta. O asfalto molhado agravou a situação: o ciclista deslizou em alta velocidade, saiu da estrada e, apesar de conseguir evitar o guard-rail, acabou despencando por um barranco logo atrás da proteção.
Desnível de até 15 metros
Segundo relato do comentarista Adam Blythe, do Eurosport, que acompanhava a prova de moto, o ciclista caiu de uma altura estimada entre 10 e 15 metros. A cena gerou apreensão imediata entre os espectadores e participantes da corrida.
Uma ambulância chegou rapidamente ao local e contou com a ajuda de populares que passavam pela estrada, no momento do acidente, para o resgate do ciclista.

Equipe atualiza condições de Martinelli
A VF Group-Bardiani CSF-Faizanè trouxe notícias tranquilizadoras sobre as condições de Alessio Martinelli no início da noite. O italiano não sofreu fraturas ou outros ferimentos graves em sua queda terrível na descida da subida Carbonare.
“Os exames médicos descartaram fraturas. Alessio só tem escoriações no queixo e na nádega direita”, dizia o X.
🚨Aggiornamenti su Alessio Martinelli: Fortunatamente, gli accertamenti medici hanno escluso fratture, soltanto un trauma al mento e al gluteo destro. pic.twitter.com/0S2ewwxc6X
— VF Group Bardiani-CSF Faizanè (@Bardiani_CSF) May 27, 2025