Equipe do World Tour rebaixa ciclista para equipe continental “ele poderá perseguir suas próprias ambições” afirma diretor
Já havia rumores, mas agora é definitivo: a XDS Astana anunciou nesta segunda-feira através de seu site oficial, que está devolvendo Gleb Syritsa à sua própria equipe continental. Segundo especulações, o russo deveria dar lugar ao chinês Haoyu Su, mas essa notícia ainda não foi confirmada.
Entretanto, a formação Cazaque-chinesa anunciou que Anton Kuzmin prolongou seu contrato com a equipe por mais um ano.
Foco nos pontos UCI em 2025
“Não é segredo que o principal objetivo da equipe em 2025 é ganhar pontos UCI suficientes para manter a licença WorldTour”, explicou o gerente da equipe, Alexander Vinokourov, no site oficial do XDS Astana. “Para fortalecer a equipe, fizemos mudanças significativas no elenco e trouxemos diversos especialistas para ajudar a equipe a alcançar melhores resultados.”
Segundo Vinokourov, durante o Training Camp em dezembro, foram realizadas conversas individuais com todos os ciclistas para definir metas para a próxima temporada. “Como resultado, Gleb Syritsa está se transferindo para nossa equipe Continental”, anunciou.
“Ciclistas terão de deixar de lado as suas ambições pessoais”
A decisão, conforme Vinokourov, está “em linha com os interesses da equipe e do ciclista”.
“É fundamental para a equipe que Gleb se dedique totalmente aos objetivos coletivos nas partidas em que for selecionado para o WorldTeam. Para Gleb, é importante ter a oportunidade de perseguir suas próprias ambições, o que ele terá na equipe Continental”, afirmou Vinokourov.
“Numa estratégia orientada para a conquista de pontos, alguns ciclistas terão de deixar de lado as suas ambições pessoais na próxima temporada. Mas, se existe uma maneira de apoiar a equipe e aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal, por que não aproveitá-la? Acredito que esta é a solução ideal tanto para a equipe como para o jovem piloto.”
Anton Kuzmin renova com o WorldTeam
Enquanto isso, Anton Kuzmin, de 28 anos, continuará na WorldTeam. “Nós o vemos principalmente como um domestique nas corridas do WorldTour”, destacou Vinokourov. “Ele provou ser um sólido ciclista de equipe em 2024 e conquistou respeito por sua dedicação e lealdade em todas as corridas”.
“O seu novo contrato com a XDS Astana Team e o seu lugar na equipe principal permitirão que o implantemos estrategicamente no calendário UCI WorldTour, onde podem ser conquistados mais pontos UCI.”