Equipe tentará surpreender Pogacar e Vingegaard no Tour de France “em vez de seguir, seguir, seguir ele corre de forma agressiva”
Após terminar em 4º lugar no Giro d’Italia e registrar uma performance inesquecível na Vuelta a España, onde terminou na 2ª posição, somente atrás de Primoz Roglic, Ben O’Connor terá o desafio de alcançar o degrau mais alto do pódio em 2025, agora em uma nova equipe, a australiana Team Jayco AlUla.
“Tínhamos um plano de contingência pronto”
A chegada de Ben O’Connor à Team Jayco AlUla ocorre em um momento estratégico, já que a equipe perdeu seu líder de Grand Tours, Simon Yates, para a Visma-Lease a Bike.
Matt White, diretor de desempenho da equipe australiana, destacou a importância do planejamento. “Tínhamos que ter um plano de contingência pronto,” afirmou White ao Cyclingnews.
“Então já estávamos observando o mercado para ver quem estaria disponível e quem seria uma boa escolha para a equipe. Obviamente, o nome de Ben apareceu no topo da nossa lista.”
A consistência de O’Connor foi um fator decisivo na contratação. “Até este ano víamos flashes de brilho, como o 4º lugar no Tour de France (2021) e outros grandes resultados esporádicos, mas em 2024 ele conseguiu reunir uma temporada realmente consistente,” acrescentou White.
“Ele corre de forma agressiva”
O fato de O’Connor ser australiano é um atrativo adicional para a equipe, baseada na Austrália. “Nunca tivemos um líder australiano no time para a Classificação Geral, então isso obviamente também é atraente para nós,” comentou White.
Com 29 anos, O’Connor terá o Tour de France como principal objetivo para 2025. No entanto, ele enfrentará uma concorrência de alto nível, com Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar sendo os principais favoritos ao título.
“Ele não supera Tadej ou Jonas em subidas; a maioria no mundo não consegue fazer isso”. Em vez de correr de forma conservadora com o ‘seguir, seguir, seguir’, ele adota uma tática diferente”.
“Ele corre de forma agressiva e busca oportunidades onde muitos outros ciclistas de Classificação Geral não procuram, o que é um grande talento e um jeito empolgante de correr,” analisou White.
“Ciclistas-chave trabalharão imediatamente com Ben O’Connor”
A integração de O’Connor à Jayco AlUla será imediata, com a equipe planejando construir imediatamente uma base sólida ao seu redor. “Estamos definitivamente planejando começar com tudo, e acho que Ben se encaixará muito bem como líder aqui,” concluiu White.
“Temos alguns bons ciclistas que podemos colocar ao lado dele imediatamente e vamos tentar organizar esses ciclistas-chave para que trabalhem regularmente juntos, criando sinergia até o Tour de France.”
A temporada de 2025 será decisiva para Ben O’Connor, com a possibilidade de transformar sua consistência em resultados ainda maiores e, quem sabe, alcançar o tão almejado título de uma Grande Volta.
Confira o divertido anúncio da contratação de Ben o’Connor pela Jayco AlUla
🖊️ 𝘽𝙚𝙣 𝙣𝙚𝙚𝙙𝙨 𝙖 𝙥𝙚𝙣! 🖊️
— GreenEDGE Cycling (@GreenEDGEteam) August 1, 2024
Let’s get this thing signed!
Welcome 👋🏼 @ben_oconnor95 🇦🇺 pic.twitter.com/HpjlRHmoTn