Equipes participantes da Ruta del Sol manifestaram apoio à organização do evento nas redes sociais. Protestos de agricultores e “eventos extraesportivos” na Andaluzia fizeram com que a corrida espanhola não fosse realizada em cinco dias, como de costume, mas em apenas um Contrarrelógio de 5 km.
Diversas equipes demonstraram compreensão
“Valorizamos o esforço que a organização fez para realizar a competição”, escreveu a equipe Burgos-BH em uma mensagem no X (antigo Twitter). A equipe Lotto Dstny concordou: “Infelizmente hoje é o único dia de corrida. Obrigado à organização por todo o trabalho e esforço que foi realizado”.
A Jayco AlUla também lamentou o fato de haver apenas um Contrarrelógio em toda a semana. “Mas a organização não tem outra alternativa senão cancelar as duas últimas etapas. Um agradecimento à organização, que fez tudo para que a competição continuasse. Vamos transformar hoje em um belo contra-relógio”, encerrou a equipe em uma nota positiva.
A Movistar também expressou apoio à organização: “Obrigado a todos que estiveram envolvidos até o último minuto para fazer esta corrida”.
Em um longo comunicado, a organização da Ruta del Sol escreveu que, “após intermináveis negociações” e “esforços sobre-humanos”, as autoridades não conseguiram garantir a segurança dos corredores nas etapas de sábado e domingo. “Gostaríamos de agradecer a todos pelo grande número de demonstrações de apoio e solidariedade que recebemos nestes dias”, disse a organização.
As etapas canceladas da corrida, inicialmente planejadas para terminar no final de semana de 17 e 18 de fevereiro de 2024, são movimentos sem precedentes na história da Ruta del Sol. A competição, que normalmente é realizada ao longo de cinco dias, foi reduzida a um único Contrarrelógio de 5 km devido às circunstâncias externas.