“Espero que Tadej Pogacar não melhore mais” Mathieu Van der Poel antecipa duelos com o Campeão Mundial nas Clássicas da primavera
Neste fim de semana, Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), participa do La Nucia Gran Fondo, evento onde, fora de temporada, relaxa e se diverte. No sábado, ele correu contra um piloto de rally e, hoje, pedala pelas estradas do sul da Espanha ao lado de grandes nomes, como Alejandro Valverde.
Van der Poel aproveita o momento de descanso antes de iniciar a preparação para a próxima temporada. No entanto, a sua participação no Tour de France ainda é incerta, e ele revelou ao jornal esportivo Marca, sua admiração sobre o rival Tadej Pogacar.
“Tour de France não foi agradável”
Van der Poel, confessou ao Marca que o Tour de France de 2024 não foi particularmente prazeroso.
“Pode ser um exagero, dizer que não fui feliz durante o Tour, mas não foi realmente um momento agradável. Durante a minha estreia no Tour (2021), conquistei a Maillot Jaune (camisa de líder). Também não foi tão ruim. Sei que sou melhor em corridas de um dia e é aí que está meu foco”, explicou.
Van der Poel revela que ainda não decidiu sobre sua participação no Tour de France em 2025 e deixou em aberto a possibilidade de explorar outras modalidades, como o Mountain Bike.
“Ainda não sabemos. Depende de como será minha temporada. O próximo verão pode ser um bom momento para começar a praticar Mountain Bike novamente, se eu tiver tempo. Esse ainda é um grande objetivo.”
Clássicas e rivalidade com Tadej Pogacar
As clássicas, de fato, são onde Van der Poel se destaca. Depois de conquistar vitórias importantes no Tour de Flandres e na Paris-Roubaix nesta temporada, ele prevê desafios para repetir o feito em 2024, especialmente com a presença de Tadej Pogacar nas grandes provas.
“Corri contra Tadej duas vezes no Tour de Flandres e sempre corremos na frente. Ele é um rival difícil, mas gosto disso. Ele vai ao limite na corrida e eu gosto disso. Espero que ele não melhore mais na próxima temporada”, comentou Van der Poel, em tom de brincadeira.
Tadej Pogacar na Paris-Roubaix
Ao longo da temporada de Pogacar, Van der Poel teceu elogios ao rival e acompanhou o alto nível do esloveno, que promete ser um competidor duro nos próximos anos. “Ele teve uma das temporadas mais impressionantes da história do nosso esporte. Tenho certeza de que ele está muito satisfeito.”
Questionado sobre a possibilidade de ver Pogacar competindo na Paris-Roubaix, Van der Poel revelou: “Na etapa de paralelepípedos do Tour de France (9ª etapa) ele já mostrou que também é super forte em paralelepípedos”, finalizou Mathieu Van der Poel.