Ex-Campeão Mundial critica etapa do Tour de France “acho perigoso terminar assim”
A chegada da quarta etapa do Tour de France ocorre pouco menos de 19 quilômetros após o topo do Col du Galibier, o que gerou críticas de Tony Martin. O 4x ex-Campeão Mundial de Contrarrelógio e atual analista da Eurosport alemão, considera essa chegada, após uma descida, como insegura.
Perigoso terminar após descida
“Acho perigoso terminar após a descida de uma montanha alta e difícil”, afirmou Martin. “Os pilotos da classificação, em particular, levam-se ao limite nas subidas e depois assumem todos os riscos nas descidas, lutando por cada segundo.”
Martin utilizou o exemplo de Tom Pidcock para embasar seu argumento. O britânico venceu a etapa do Alpe d’Huez em 2022 depois de uma descida impressionante pelo Col du Galibier.
“Existem ciclistas que descem muito bem, como o Pidcock. Se outros com menos competências tentarem segui-los, poderão ultrapassar os seus próprios limites, aumentando o risco de quedas. Se você colocar a finalização no topo, evita esse risco.”
Perigo no início do Tour de France
Martin também ressaltou que o início da etapa alpina traz ainda mais perigo, especialmente na primeira semana do Tour. “Vejo isso como um grande perigo, principalmente na primeira semana, porque as diferenças na classificação geral ainda não são tão grandes”, disse o alemão, que encerrou sua carreira na Jumbo-Visma em 2021.