Ex chefe de equipe acusa fortemente a Jumbo-Visma de doping
Durante o programa “Les grandes bouches du sport” na rede francesa RMC, Jérôme Pineau, ex-ciclista profissional (vencedor de uma etapa do Giro em 2010) e ex-chefe de equipe (Vital Concept e depois B&B Hotels de 2018 a 2022 ), criticou duramente a equipe holandesa Jumbo-Visma, que atualmente brilha na Vuelta a España.
“Os organismos internacionais estão destruindo o ciclismo. Deixam acontecer muitas coisas, não controlam mais nada e fazem o que os grandes times querem. Esse é o perigo. Então você pode começar a pensar o que quiser.”
“Vemos as imagens… Não estou falando de doping, mas de algo muito pior. Dopagem mecânica? Sim, mecânico. Se você olhar para o ataque de Sepp Kuss ao Col du Tourmalet, contra pilotos como Juan Ayuso , Cian Uijtdebroeks – que é visto como um grande talento – e Marc Soler.”
“Eles não são perdedores no ciclismo, são? Kuss dirige dez km/h mais rápido durante seu ataque, depois tem que frear por um espectador e depois dirige dez quilômetros por hora mais rápido novamente.”
Confira o momento do ataque:
Pineau: “Kuss avança dez segundos sem pedalar.”
“Como você pode explicar isso?” continua Pineau. “O ciclismo é o meu esporte, vivi dele e vivo dele. É minha paixão, mas estou com medo. Isso me preocupa muito. Vejo certas coisas acontecendo… No Col de Spandelles (Tour de France 2022, em direção a Hautacam.) Kuss avança dez segundos sem pedalar. Não sei como isso é possível.”
Pineau faz duras acusações no podcast, mas também há provas? “Nunca houve qualquer evidência com Lance Armstrong, mas nós, ciclistas do pelotão, sabíamos de tudo. Agora está acontecendo exatamente a mesma coisa”, acusa o francês.
Assista ao momento da acusação de Pineau: