No final de dezembro, Lennard Hofstede surpreendeu a Visma-Lease a Bike ao anunciar sua repentina aposentadoria do pelotão profissional. A verdade é que o ciclista de 29 anos já sentia que esta decisão estava chegando.
Em uma conversa com o jornal holandês Algemeen Dagblad, Hofstede explicou o crescente descontentamento que vinha sentindo com o esporte.
Diminuição do prazer em pedalar
“Já previa isso há algum tempo. Desenvolvi cada vez mais dores pelo corpo e estas eram o resultado de uma diminuição do prazer em andar de bicicleta”, explica. “E isso foi uma parte essencial da minha vida durante anos.”
Embora nunca tenha conseguido conquistar uma vitória como profissional, Hofstede foi uma peça-chave nas múltiplas vitórias de Primoz Roglic na Vuelta a España.
“Talvez eu fosse bom demais para este esporte”
“Me tornar profissional era meu sonho e no final poderei relembrar uma carreira de muito sucesso. Sou grato por todas as lembranças maravilhosas”, afirma.
“Talvez eu fosse bom demais para este esporte. Realmente poderia ter havido mais em termos de resultados, mas eu realmente não tinha aquela mentalidade matadora.”
Objetivo é ser professor primário
Em termos de objetivos futuros, Hofstede pretende mudar completamente de carreira. “Ser professor numa escola primária parece-me interessante e os professores são desesperadamente necessários”, conclui. “Quero ver se esse trabalho combina comigo.”