Ex-ciclista do WorldTour vive drama pessoal “talvez fique cego em dois anos”
O ex-ciclista francês Yoann Offredo, de 38 anos, revelou estar passando por um momento extremamente delicado em sua vida pessoal, conforme ele revelou nesta terça-feira ao jornal francês L’Équipe.
Offredo contou que sofre de uma doença ocular grave, que está comprometendo severamente sua visão e segundo os médicos, há a possibilidade de que ele fique completamente cego em até dois anos.
Diagnóstico: Doença de Besnier-Boeck
O problema de saúde surgiu de forma inesperada em maio de 2024, quando Offredo começou a notar alterações preocupantes na visão.
Após exames, foi diagnosticado com uma possível sarcoidose ocular — uma manifestação rara da sarcoidose, também conhecida como doença de Besnier-Boeck, que é um distúrbio do sistema imunológico capaz de afetar diversos órgãos e tecidos do corpo.
“Um dia eu tive uma mancha branca na frente dos meus olhos. Procurei um oftalmologista e ele disse: não é nada bom. Eles então me mandaram para o pronto-socorro. Eles furaram meu olho, aquilo foi intenso. Acabei tendo que ficar lá por quase cinco semanas.”

“Comprometimento visual agora atinge os dois olhos”
Apesar dos esforços médicos, incluindo o uso de corticoides intravenosos e tratamentos mais agressivos, a condição de Offredo só se agravou. O francês revelou que sua visão “deteriorou-se repentinamente”, e que o comprometimento visual agora atinge os dois olhos.
“Nós mudamos para corticoides intravenosos para parar a inflamação. Então veio um tratamento mais pesado, mas minha visão continuou a piorar.”
“Em dois anos eu posso ficar cego”
“Toda vez eu confiava completamente nos médicos. Você chega lá e pensa: bem, está tudo bem. Eu ainda consigo enxergar mais ou menos. E então eles olham para o outro olho: oh merda, isso também está afetado”.
“Então agora estou passando pela vida com deficiência. O médico indicou que em dois anos eu posso ficar cego. Ainda não estou no estágio em que posso aceitar isso.”

Sétimo lugar na Milan-Sanremo
Yoann Offredo competiu no pelotão profissional entre 2008 e 2020. Durante sua carreira, vestiu as cores da FDJ (2008–2016) e da Wanty-Groupe Gobert (2017–2020).
Entre seus destaques estão um 7º lugar na Milan-Sanremo (2011), um 4º lugar na Omloop Het Nieuwsblad (2011) e várias boas colocações no Tour de Flandres e Paris-Roubaix.
Sua única vitória profissional foi conquistada na 4ª etapa do Tour de Picardie de 2009, quando o francês vestia as cores da Française des Jeux, mas Offredo se destacou mais pela capacidade de protagonizar fugas nas grandes provas de um dia.
