Tadej Pogacar venceu o Tour de France com uma performance implacável. O ciclista esloveno venceu seis etapas e conquistou sua terceira Maillot Jaune, superando seu grande rival, Jonas Vingegaard, em uma demonstração de superioridade, poucas vezes vista no pelotão profissional.
Conselhos de Lance Armstrong
Após cada etapa, Lance Armstrong, uma das figuras mais controversas do ciclismo, comentou sobre os desenvolvimentos do dia através de seu podcast “The Move”. Armstrong comentou sobre o domínio de Pogacar e seu desejo de vencer o máximo de etapas possível. Em seus comentários, Armstrong alertou o líder esloveno da UAE Team Emirates: “não dê às pessoas um motivo para odiá-lo” e “não dê a elas um motivo para duvidar de você”.
“Jamais dê ouvidos a Lance Armstrong”
No entanto, nem todos concordam com os conselhos de Armstrong. O ex-ciclista profissional americano, Phillip Gaimon, com passagens no World Tour pela Garmin Sharp e Cannondale, expressou sua opinião sobre qualquer conselho vindo de alguém tão polêmico como Armstrong.
Em seu próprio podcast, Gaimon afirmou em seu podcast que o vencedor do Tour de France não deve considerar os avisos de Armstrong. “Nunca, jamais dê ouvidos a Lance Armstrong sobre nada”.
A Evolução do Ciclismo
Gaimon também comentou sobre as comparações feitas entre as subidas de ciclistas do passado e as performances atuais. “As pessoas continuam fazendo essas comparações de subidas. Elas estão olhando para as subidas de Pantani, Lance, Ulrich e todos esses caras”.
“Tadej quebrou uma tonelada delas este ano. Mas então olhe para isso há 25, 30 anos para muitas delas. Pense se você fosse pedalar a bicicleta de Pantani agora mesmo subindo uma colina, você diria, ‘eca’. Tudo progrediu. Todos os esportes progrediram, a tecnologia progrediu, aerodinâmica, equipamento.”
“Não digo que Pogacar é limpo”
Gaimon concluiu afirmando que, embora não possa garantir que Pogacar esteja completamente limpo, ele acredita na integridade de muitos ciclistas atuais. “Estou dizendo que Tadej é limpo? Não, eu não conheço esse cara. Mas vejo muitos comentários como, ‘cara, não seja ingênuo, todo mundo está fazendo isso’. Não, eles não estão. Isso não é absolutamente verdade. Eu conheço muitos caras no pelotão ainda, sou amigo muito próximo de um punhado deles.”