Ex-gregário de Lance Armstrong sai em defesa de Wout van Aert “estou surpreso com os comentários negativos”
Nesta sexta-feira, o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) conquistou o 2º lugar na Brabantse Pijl, sendo superado no sprint final por seu compatriota Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). O resultado gerou surpresa, especialmente por se tratar de mais uma derrota de Van Aert em um sprint.
Tom Danielson, ex-companheiro de equipe de Lance Armstrong, conhecido por suas análises perspicazes no X após grandes corridas, não deixou de comentar o desempenho de Van Aert.
“O que há de errado com Wout!?”
Contrariando a onda de críticas, Danielson iniciou sua análise com a indagação: “O que há de errado com Wout!? Fiquei surpreso com a quantidade de reportagens negativas após a excelente atuação de Van Aert no Brabantse Pijl. Muitos veem o que eu vejo? Aparentemente não”.
“É por isso que reservei um tempo para compartilhar meus pensamentos sobre sua performance de retorno, e como isso pode apontar para objetivos maiores que a maioria das pessoas ignora.”

“Wout perdeu para Pidcock, de 57kg em 2021”
Uma das críticas mais frequentes a Van Aert é a suposta piora em seu desempenho nos sprints, com comparações ao seu triunfo nos Champs-Élysées em 2021. Danielson rebate essa afirmação.
“Vamos começar com alguns fatos que podem parecer diferentes. Ironicamente, ‘Wout, vencedor da Champs-Élysées em 2021’, perdeu a Brabantse Pijl daquele ano em um sprint para Tom Pidcock, de 57 quilos”.

“Sim, é isso mesmo: o mesmo homem que venceu o sprint em massa nos Champs-Élysées naquele mesmo ano foi derrotado em um sprint por um escalador profissional novato.”
“Este ano? Wout perdeu o sprint para o campeão olímpico Remco… depois de terem derrotado Pidcock mais cedo em uma subida. Isso me parece uma melhora em relação a 2021. Ele foi excepcional no Tour de France de 2021? Com certeza. Espero algo semelhante em 2025.”
2. A Consistência em Clássicas e a Perspectiva para o Futuro
Danielson também aborda sobre a capacidade de Van Aert de retornar ao seu auge. Para ilustrar seu ponto, ele cita o Tour de Flandres de 2021: “Voltemos ao Tour de Flandres do ano dourado de 2021. O ano em que Wout dominou tudo no Tour”.
“Naquele ano, ele terminou em 6º no Tour de Flandres, com Mathieu van der Poel em segundo. Wout terminou 47 segundos atrás do vencedor e ficou em 2º no sprint do seu grupo.”

Em contraste, Danielson analisa o desempenho mais recente de Van Aert: “Este ano? Ele terminou em 4º, terceiro no sprint. Embora estivesse um minuto atrás do vencedor (um excepcional Tadej Pogacar), ele cruzou a linha de chegada no mesmo tempo que Van der Poel”.
“De fato, o mesmo tempo que o vencedor da Milan-Sanremo em 2025, o vencedor da E3 em 2025 e o vencedor de Paris-Roubaix em 2025.”
“É hora de mais fatos, pessoal”
Outro ponto levantado por críticos é a frequência com que Van Aert “perde” sprints.
“É hora de mais fatos, pessoal. A razão pela qual Wout ‘perde todos esses sprints’ é porque ele está em todos esses sprints. Como todo vencedor, ele erra mais do que acerta. Mas, citando Michael Jordan, ‘Você erra 100% dos arremessos que não faz’.”
“Para Wout, a vitória começa ao chegar ao grupo vencedor e então tentar vencer a partir daí. A razão pela qual ele parece estar errando muito é porque ele consegue terminar com o grupo da frente em quase qualquer percurso”.

Foco de Wout van Aert pode estar nos Grand Tours
Finalmente, Danielson aborda a questão de Van Aert precisar mudar sua forma de correr, dada a ascensão de outros talentos como Van der Poel, Pogacar e Evenepoel.
“Vamos usar esse comentário para explicar por que acho que você não está vendo as finalizações de sprint que espera do Wout. Acredito que em sua busca para atingir o próximo nível ele esteja focado em usar sua força no contra-relógio para vencer sozinho.”
Essa observação leva Danielson a especular sobre ambições maiores para Van Aert: “Isso me diz que há um panorama maior em jogo. Uma que também pode incluir um foco em Grand Tours”, finalizou Tom Danielson.
Confira a postagem original de Tom Danielson
“What’s wrong with Wout!?”
— tom danielson (@tomdanielson) April 19, 2025
I was caught off guard today by how much negative chatter followed Wout Van Aert’s excellent performance in Brabantse Pijl.
Are many seeing what I’m seeing? Apparently not. So I took a few minutes this afternoon to share my thoughts on his comeback…