Ex gregário de Primoz Roglic e Jonas Vingegaard revela a diferença entre eles “Primoz sabe o que quer”
Nathan van Hooydonck, ex ciclista da Visma-Lease a Bike, teve que se aposentar precocemente devido a problemas cardíacos e atualmente ele atua como analista e recentemente revelou ao Eurosport, suas impressões sobre as diferenças de Primoz Roglic e Jonas Vingegaard quando estes estão na liderança.
Primoz Roglic, o líder silencioso e confiante
Van Hooydonck descreve Roglic como um líder silencioso e confiante: “Primoz sabe o que quer. Ele não fala muito, mas é um líder diferente de Jonas, com certeza, mas é difícil colocar em palavras”. Roglic é conhecido por sua abordagem calculada e confiante, baseada em sua vasta experiência.
“Com Primoz você sabia quando ele iria vencer e quando ele era bom porque ele tinha experiência. Ele já sabia dos números: ‘Consegui isso no ano passado e ganhei. Meus números são melhores, então devo vencer novamente.’”, afirma van Hooydonck, sobre a forma de pensar do esloveno, que agora compete pela BORA-Hansgrohe.
Jonas Vingegaard precisa de confirmação
Por outro lado, Jonas Vingegaard é descrito por van Hooydonck como um líder que precisa de mais confirmação emocional. “Com Jonas, você também sabe quando ele está bem, mas às vezes ele também precisa de uma pequena confirmação”, observa o belga.
“Ele precisa de algumas etapas para realmente pensar: ‘Tudo bem, posso vencer, estou em boa forma’”.
No entanto, van Hooydonck também reconhece o desenvolvimento de Vingegaard como líder após sua vitória no Tour de France em 2022: “Primoz já conhecia os números: ‘Consegui isso no ano passado e venci. Meus números são melhores, então devo vencer novamente.'”
“Mas acho que Jonas realmente se desenvolveu e se tornou um líder melhor depois do Tour de France em 2022, quando venceu”, finalizou Nathan Van Hooydonck.