Na última sexta-feira, Fausto Masnada, principal gregário de Evenepoel nas montanhas, passou por uma cirurgia na região do períneo, em virtude a constantes ferimentos na região, causados pelo atrito com o selim da bicicleta. A equipe Soudal Quick-Step relatou esse procedimento em seu site e espera que o ciclista italiano possa retomar os treinos em quatro semanas.
Masnada já enfrentava problemas com o assento desde março, durante o Tour da Catalunha. Embora a situação tenha parecido melhorar desde então, foi necessário realizar a operação. Em um comunicado, Masnada mencionou: “Os últimos 12 meses não foram fáceis para mim. Eu sofria de dores constantes no selim, o que tornava desconfortável andar de bicicleta. Pode parecer óbvio, mas a dor no selim é um grande problema quando você passa muito tempo na bicicleta.”
Com o auxílio da equipe médica da Soudal Quick-Step, fui operado pelo Dr. Antonio Cassisi, especialista nessa área. Ele tratou com sucesso muitos outros ciclistas. O Dr. Cassisi informou que o procedimento ocorreu bem, mas preciso me abster de andar de bicicleta por quatro semanas para me recuperar completamente da cirurgia.”
Masnada expressou esperança de que essa seja uma solução permanente e que ele possa voltar a competir e treinar com seus companheiros de equipe. Ele mencionou que é decepcionante perder parte de sua temporada, mas espera participar de algumas corridas no final do ano.